Os carros chineses alcançaram um feito importante. Impulsionada pela crescente venda de veículos elétricos, bem como a capacidade de continuar lidando com a Rússia, a China tornou-se o maior exportador de veículos novos no mundo no primeiro trimestre de 2023. Ela ultrapassou o Japão, que era o líder neste quesito.
Apesar de perder a primeira posição, as exportações de veículos da nação insular cresceram 6%, em comparação com o primeiro trimestre de 2022. No entanto, as montadoras chinesas embarcaram 58% mais veículos do país nos três primeiros meses de 2023 do que o fizeram um ano antes, de acordo com a Nikkei Asia.
A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis informa que o país conseguiu exportar 1,07 milhão de veículos entre janeiro e março. Nesse mesmo período, o Japão exportou 950 mil veículos.
Um dos principais fatores que contribuíram para esse crescimento foi a capacidade das montadoras do país de vender veículos na Rússia. As montadoras japonesas se uniram às empresas de outros países politicamente alinhados aos EUA e saíram do mercado após sua invasão da Ucrânia. As chinesas não, e suas exportações para o mercado triplicaram para 140 mil no início deste ano.
O know-how elétrico do país também ajudou a impulsionar suas exportações. As exportações de carros chineses elétricos quase dobraram no primeiro trimestre deste ano, atingindo 380 mil unidades. Como resultado, eles representaram quase 40% de todas as suas exportações.
Enquanto as políticas chinesas incentivaram sua indústria automotiva a investir pesadamente em veículos elétricos, as montadoras japonesas foram mais lentas para investir na tecnologia. Isso pode afrouxar o controle da nação sobre os mercados da Ásia Meridional.
Embora os principais mercados de exportação da China sejam Bélgica e Austrália, o terceiro maior foi a Tailândia. As montadoras japonesas têm dominado tradicionalmente a Ásia Meridional, mas os carros chineses movidos a eletricidade podem ajudá-los a ganhar participação de mercado na região.
No entanto, seus crescentes números de exportação não são impulsionados exclusivamente por montadoras domésticas. A Tesla dos Estados Unidos também começou a embarcar mais veículos de sua fábrica em Xangai para outros mercados, como o Canadá.
>> BMW Z4 vira uma linda perua no melhor estilo Ferrari GTC4Lusso