Todo ano as enchentes assolam a cidade de São Paulo e outras cidades do estado e do país. Ainda estamos em novembro e “ainda tem muita água para correr”, como diz o ditado. Por isso listamos cinco cuidados que você deve ter para diminuir os riscos e danos quando estiver com seu carro na enchente.
- Nova geração do Nissan Kicks é flagrada em testes no Brasil
- Carro na enchente: 5 dicas para diminuir os riscos e danos
É claro que essas orientações não são às únicas que você pode fazer quando estiver atravessando uma zona de alagamento. Cada situação exige uma atitude diferente do motorista. Mas no geral, essas dicas podem te ajudar a evitar prejuízos, e até mesmo para preservar sua própria segurança.
Respeitar os limites da água
A indicação é: você só deve passar por uma via alagada se a água estiver abaixo da metade da roda. Acima disso, pegue o próximo retorno até um lugar seguro. Também é importante observar os carros à frente atravessando a enchente, se perceber que estão com muita dificuldade é melhor não arriscar.
Ative o modo veleiro e não o modo lancha
Alguns motoristas saem rasgando a água em alta velocidade. O melhor a se fazer é passar como se fosse um veleiro, em uma velocidade baixa e constante. Sendo assim, evitando grandes acelerações e frenagens.
Não deixe o carro morrer
Ao enfrentar uma enchente com um veículo manual, se o carro morrer e o motorista tentar dar partida em meio ao alagamento, o motor pode aspirar água, o que trará grandes prejuízos a exemplo de pane elétrica e calço hidráulico.
Passe pela enchente em velocidade baixa e constante, o que ajuda a evitar que o carro desligue, mas, se ele mesmo assim “morrer”, não dê partida. O ideal é esperar a água baixar e chamar um mecânico para saber se é seguro ligar o carro. O mesmo vale para modelos automáticos.
Desligue o ar-condicionado e o rádio
Se você está atravessando uma zona alagada e água começou a subir, desligue o ar-condicionado, rádio e todos os componentes elétricos. Isso evita danos. É quase a mesma lógica de desligar os eletrodomésticos ou tirá-los da tomada em dias de trovoadas.
Tenha um plano C
O plano A é nunca enfrentar uma enchente. Ou seja, dar meia volta sempre! Caso tenha que encarar uma área alagada faça com segurança e a certeza de que não está colocando em risco a sua segurança e a dos ocupantes.
Olhe ao redor e tente encontrar um lugar alto ou um comércio (posto de abastecimento, supermercado ou shopping). É melhor perder uma hora esperando a chuva passar e a água baixar do que ter prejuízos maiores.
Lembra de mais alguma dica de como garantir a segurança com o carro na enchente? Escreva nos comentários!
- Nova geração do Nissan Kicks é flagrada em testes no Brasil
- Carro na enchente: 5 dicas para diminuir os riscos e danos
- 5 tipos de carros que os consumidores brasileiros não gostam
- Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025