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Carro mais barato dos EUA, Chevrolet Spark morre

Na essência, o Chevrolet Spark era o sucessor do Celta e tinha ligações com o Chery QQ, mas aposentado, Onix assume entrada nas Américas

Chevrolet Spark [divulgação]
Chevrolet Spark [divulgação]

Em transformação rápida nos últimos anos, o portfólio de carros da Chevrolet tem cada vez mais se voltado a SUVs, picapes e sedãs (com enfoque na China nesse último caso). Prova disso é que o carro mais barato da marca no mundo, o Spark, acaba de morrer. Com isso, o Onix assume como modelo de entrada da Chevrolet nas Américas.

Ainda sobrevivendo na Coreia do Sul, o Chevrolet Spark já foi a porta de entrada da Chevrolet em diversos países, incluindo a Índia onde a marca desistiu de vender carros. Comercializado a US$ 14.395 (R$ 76.278), o Spark era o único carro dos EUA vendido por menos de 15 mil dólares e também era o menor 0km disponível no país.

Com sua aposentadoria, o Nissan Versa de US$ 16.105 (R$ 85.340) assume o posto de carro 0km mais barato dos EUA. A sua morte também cria um marco no portfólio global da Chevrolet. Hoje a marca da gravata dourada tem apenas Onix, Bolt e Cruze Sport 6 como seus únicos hatches à venda. O Spark sobrevive na Coreia, mas não deve durar muito.

Chevrolet Spark [divulgação]
Chevrolet Spark [divulgação]
Com o Onix como o menor hatch que a Chevrolet vende no mundo, a marca definitivamente tira de campo sua atuação no mercado de subcompactos. O Spark, na essência, era uma espécie de sucessor espiritual do Celta. Pequeno, barato e econômico, o modelo estava em sua terceira geração.

Já foi um Chery QQ

Vale lembrar que o primeiro Chevrolet Spark, lançado em 2003, era na verdade a versão de gravatinha dourada do Daewoo Matiz. O hatch original foi clonado pela Chery, a qual produziu o QQ por anos e chegou a vende-lo no Brasil. Cogitado para o Brasil, o Spark só não foi vendido por aqui pois o mercado de subcompactos nunca decolou no nosso país.

Chevrolet Spark [divulgação]
Chevrolet Spark [divulgação]
Além disso, o Onix vendia mais do que Celta, Corsa, Agile e Sonic conseguiam, mesmo que somados. Criar uma concorrência dentro de casa na porta de entrada não fazia sentido para a Chevrolet. Além disso, as vendas fracas do Volkswagen up! na época desincentivaram a GM a investir no segmento. Por isso o pequenino nunca foi vendido por aqui.

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