Assim como rumores sobre o fim da vida do Chevrolet Cruze circularam pelos últimos anos a torto e a direita até que a GM oficializou a aposentadoria do modelo, o mesmo ocorre com o Renault Captur. A cada mês, uma nova afirmação de que o modelo saiu de linha ou que ele pegará a fila do INSS é noticiada. Mas, o que é fato, é que ele está por um fio.
Desde que foi lançado em 2017, o Renault Captur nunca vendeu mais que o Duster. A ideia era que o modelo ficasse acima do irmão, com o qual divide plataforma. Para isso, a Renault investiu no visual mais refinado, mas deixou a dirigibilidade pior do que a do Duster e o acabamento no nível do Kwid.
Como resposta, o Duster sempre seguiu vendendo mais do que o Captur. A distância aumentou ainda mais quando o Duster ganhou uma segunda geração com melhorias extensas de dirigibilidade, que não foram implementadas no Captur. O que ele recebeu foi só uma porção macia no painel e motor turbo – o que não ajudou muito.
Só que o grande baque veio quando a Rússia e a Ucrânia começaram a guerra. E o que o Brasil tem haver com isso? Muito. Porque o nosso Captur é o mesmo Renault Kaptur (com K) vendido e fabricado na Rússia até pouco tempo. Algumas peças do modelo vinham de lá e, como a Renault vendeu sua fábrica para o governo por centavos, a produção aqui sofreu.
Vende menos que um Range Rover
Prova disso é que o Renault Captur não aparece nem entre os 40 SUVs mais vendidos do Brasil em 2023. Segundo dados da Fenabrave, isso significa que o modelo tem menos de 414 unidades emplacadas no país até maio. O 40º SUV mais vendido do Brasil é o Land Rover Range Rover, um carro com várias versões na casa dos milhões.
A Renault nega até o fim que o Captur já saiu de linha. Mas, consultada pelo Auto+, a marca francesa afirma apenas que a produção do modelo segue, só que em ritmo mais baixo por conta do que ocorreu na Rússia. Nas concessionárias, contudo, já é difícil encontrar o Captur e os vendedores (com razão) tentam oferecer o Duster.
Nossa aposta é que, assim como o Chevrolet Cruze, o Renault Captur não deve sobreviver para além de 2023. A Renault já prepara sua fábrica de São José dos Pinhais para receber a produção de um novo SUV compacto que substituirá Stepway, Sandero e Logan. Aposentar o Captur silenciosamente junto desses três não deverá ser algo difícil para a marca.
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