Depois de muito tempo sem novidade, a divisão de importados da Hyundai no Brasil, controlada pela CAOA, terá importantes novidades até 2025. O grupo anunciou sete lançamentos inéditos para o nosso país. O problema é que, desses modelos, quatro já saíram de linha lá fora.
E justamente para 2023 que chegarão os modelos internacionalmente aposentados. A CAOA passará a produzir no Brasil o Tucson de terceira geração reestilizado em 2018. O modelo descontinuado em 2020 lá fora e chega agora como novidade. As mudanças se concentram em faróis, lanternas, para-choques e tampa do porta-malas.
Outra novidade (não tão nova assim) é o hatch elétrico Ioniq. O modelo, que saiu de linha no ano passado, chegou ao Brasil no final de 2022 apenas para aluguel por meio da plataforma da CAOA. Agora, algumas unidades serão disponibilizadas aos consumidores, que terão o modelo eletrificado que faz 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada.
Para 2023 também chega o Kona. O SUV compacto equivalente ao Creta já foi substituído no exterior, mas chega em geração velha ao Brasil. Ele será disponibilizado nas versões híbrida e elétrica. A primeira conta com motor 1.6 a gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque combinado a um elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm de torque.
Já o Kona elétrico traz motor de 136 cv e 40,3 kgfm de torque. Com autonomia de 252 km, ele será o primeiro carro 100% elétrico vendido pela Hyundai no Brasil. Preços ainda não foram anunciados, mas o modelo deverá ser mais caro que o Creta em ambas as versões por ser eletrificado, apesar de menor. Haverá ainda o caminhão HR com tração 4×4.
Lançamentos futuros
Para os próximos anos, a agenda de lançamentos da CAOA com a Hyundai está recheada. A marca terá o SUV grande Palisade. O modelo foi mostrado pela marca sem a reestilização no Brasil, mas as unidades que devem chegar serão do modelo renovado. Ele conta com motor 3.8 V6 a gasolina com 295 cv e 36,1 kgfm de torque. Versão híbrida ainda não lançada é cotada para o futuro.
Outra novidade será a quarta geração do Tucson. O modelo chegará em 2025, provavelmente também reestilizado. Ele terá versões a combustão e híbridas. Além disso, substituirá o velho Tucson que será reestilizado neste ano. Por fim, no mesmo ano, chega o hatch elétrico Ioniq 5 com autonomia entre 350 km e 488 km, dependendo da versão.
>>Hyundai confirma nova geração de primo do HB20
>>GWM Haval H6 tem preços revelados no Brasil; veja os valores