Depois de muitas idas e vindas, a situação da Exeed no Brasil finalmente foi definida. A divisão de luxo da Chery será controlada pela CAOA por aqui, a exemplo de sua marca mãe. A marca já prometeu três carros, incluindo um sedã rival do Tesla Model S e do BYD Han. Mas a dúvida que fica é se ela será chamada de CAOA Exeed ou apenas Exeed.
Em comunicado oficial, a CAOA afirmou que “da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”. Ou seja, a Exeed será mais uma das marcas controladas pelo grupo brasileiro.
Hoje, a CAOA é dona de 51% da Chery no Brasil e representa a parte de importados da Hyundai. Além disso, é a importadora responsável pela Subaru (que anda apagada há um tempo) e é dona da maior rede de concessionárias da Ford hoje no Brasil. Com a chegada da Exeed, serão três marcas que se tornam total responsabilidade do grupo.
Três modelos
Conforme revelado pela própria Exeed anteriormente, a marca chinesa de luxo virá com três modelos para o Brasil, mas o principal deles será o SUV grande híbrido RX. Baseado no Tiggo 8, ele tem 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura. Com isso, ele é 18 cm mais longo que um CAOA Chery Tiggo 8 com o qual compartilha plataforma.
A Exeed também prometeu mais dois novos modelos para o Brasil. Os futuros lançamentos E03 e E0Y não foram revelados. Mas o teaser deixa claro que um deles será o sedã totalmente elétrico e lotado de sistemas de condução autônoma recentemente flagrado na China. Ele é concorrente do Tesla Model S e do BYD Han e será vendido no Brasil.
>>Marca de luxo da Chery anuncia rival de Tesla para o Brasil
>>Chery transformará iCar em marca com lançamento de esportivo