Hyundai e CAOA sempre mantiveram uma relação amigável, mas o clima esquentou nos últimos anos. Quando a marca sul-coreana decidiu erguer uma fábrica no Brasil e desenvolver a linha HB20 e depois produzir o Creta, ela decidiu também que era a hora de assumir as operações locais e tirar a representação da CAOA.
Por isso, desde 2018 um processo era disputado entre CAOA e Hyundai no tribunal de Frankfurt para que a marca assumisse toda operação brasileira. Assim, a CAOA não teria mais direito a importar os carros da marca e nem produzir localmente a terceira geração do Tucson, o ix35 e os caminhões leves.
O processo durou três anos e chegou a um veredicto, segundo a coluna Lauro Jardim de o Globo. A CAOA terá direito a importar e produzir modelos da Hyundai no Brasil por mais dez anos. Essa prerrogativa já era acordada em contrato firmado por ambas as empresas.
A renovação automática da parceria entre CAOA e Hyundai era feita a cada dez anos caso a importadora cumprisse com as metas de unidades vendidas e produzidas. Como o grupo brasileiro cumpriu o acordo, a marca coreana não tinha direito à quebra de contrato – por mais que a fabricante do HB20 tenha tentado.
Novos Hyundai CAOA?
A decisão em favor da CAOA permitirá que o grupo invista novamente no Brasil para produzir e importar novos modelos da Hyundai por aqui. A nova geração do Tucson deve ser uma das estrelas da linha, podendo conviver com o Tucson de terceira geração e o ix35 (Tucson segunda geração).
Planos da CAOA também englobavam modelos de mais volume, como o SUV subcompacto Venue, o sedã subcompacto Aura e o sedã médio Elantra – mas esses como importados, não nacionalizados. Resta saber se o grupo brasileiro investirá na Hyundai no Brasil ou se manterá as forças concentradas em Chery e na marca de luxo Exeed que está por vir.
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