
Já reparou como as propagandas da CAOA Chery são exageradas? Sempre colocando seus carros como o melhor do mundo em alguma coisa, ou no caso do Tiggo 8, a oitava maravilha do mundo. É o estilo deles, mas isso se traduz nos carros, como é o caso do CAOA Chery Tiggo 5X Pro e seus grandes superlativos.
Na língua portuguesa, um superlativo é algo que exprime uma qualidade em grau elevado ou mais elevado que a média. São elementos que o Tiggo 5X Pro tem em relação a alguns rivais. Especialmente ao perceber que os R$ 154.990 que a CAOA Chery pede por ele, o coloca contra as versões intermediárias de HR-V, T-Cross, Creta e Renegade.
Pro, master, blaster
No Brasil, a CAOA Chery voltou a adotar a estratégia de vender seus carros em versão única. Por um tempo, os SUVs contavam com uma versão de entrada menos equipada, mas que sempre perdia espaço para o modelo topo de linha. Assim, agora você escolhe o Tiggo por tamanho, ao invés de equipamentos.
Conta ainda com controle de tração e estabilidade, chave presencial por proximidade, sensor de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico com função auto hold, faróis com acendimento automático, banco do motorista com regulagem elétrica e revestimento de couro.
Heranças do Tiggo 8
Só que um dos grandes superlativos do CAOA Chery Tiggo 5X Pro está em seu interior. A referência de melhor acabamento da categoria sempre foi o Jeep Renegade, mas desde a última reestilização do Chery, esse título passou a ele. Mas como? Simples, usando tudo do Tiggo 8 que cabia dentro dele.
O volante tem ótima empunhadura, é grosso e tem couro de qualidade próximo a de marcas premium. Ele não tem base reta como o Tiggo 8, mas é exatamente a mesma peça. Já o console central muda um pouco, pois no modelo menor o acabamento imita aço escovado e ele não tem botões no console.
Espaço traseiro, como todo carro chinês, é farto, enquanto na dianteira há ajustes de todos os tipos. A posição de dirigir é alta, típica dos SUVs, mesmo com o banco na posição mais colada ao chão possível. Contudo, a própria construção do Tiggo 5X não te incentiva a ficar tão baixo assim. Porta-malas leva 340 litros: na média da categoria.
Toques e telas
Voltando ao painel de instrumentos digital, ele merece uma atenção a mais por contar com poucas funções e ser um pouco confuso de operar. Algumas funções são acessíveis somente com o carro parado. Mas os gráficos são bonitos e fáceis de ler. Não parece que há uma tela relativamente pequena ali.
Já a central multimídia carece de um pouco mais de atenção. Ela é lenta no funcionamento dos menus, enquanto no Android Auto e no Apple CarPlay vai bem. O problema é que no espelhamento para celulares Google, metade da tela fica preta, enquanto no para iPhone todo o espelhamento ocupa a área tátil.
Como a área dedicada para o ar-condicionado é bem grande, a Chery poderia ter deixado uma segunda tela ou pelo menos um visor de temperatura. O layout é diferente do Tiggo 8, que mistura botões físicos com outros sensíveis ao toque. No 5X Pro há apenas botões sensíveis ao toque e sem a função de arrastar como é usada no Volkswagen Nivus 2023.
![CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CAOA-Chery-Tiggo-5X-Pro-4-750x450.jpg)
Constante evolução
Quando o Tiggo 5X estreou no Brasil, ele veio equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo flex e transmissão automatizada de dupla embreagem. Ao ganhar o sobrenome Pro, ele trocou o criticado câmbio por uma caixa CVT usada até então por seus irmãos Arrizo 5 e Arrizo 6, que contavam com o mesmo motor.
A mudança fez bem, afinal a transmissão CVT trabalha melhor com o motor 1.5, mas ainda há falhas. Ao sair de um sinal, o Tiggo 5X se arrasta muito, nitidamente faltando fôlego e vontade de sair da inércia, além de vibração excessiva. Alguns rivais com o mesmo tipo de câmbio elevam em excesso a rotação para sair, ele faz o contrário, não ganhando giro suficiente para sair.
O motor se torna responsivo e tem retomadas rápidas. A transmissão entende perfeitamente o momento de manter o giro baixo ou subir o ritmo, mas sem provocar gritarias do 1.5 turbo. O efeito enceradeira é raro, especialmente por conta do exemplar isolamento acústico do SUV compacto da CAOA Chery. Mas baixas rotações são o terror do motor e do câmbio, que não lidam bem com isso.
Segundo a CAOA Chery, a média é de 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, o consumo cai para 6,9 km/l e 8,1 km/l nas mesmas condições. Só que considerando que Renegade e Duster, ambos com motor 1.3 turbo, fizeram média de 6,9 km/l e 7,1 km/l, respectivamente, com etanol durante nossos testes, o Tiggo 5X mostra não ser tão econômico.
![CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CAOA-Chery-Tiggo-5X-Pro-22-750x450.jpg)
Pluma de ganso
Nitidamente voltado ao conforto, o Tiggo 5X é silencioso, macio e ótimo para viagens longas. O som do motor pouco invade a cabine, mesmo em ritmos mais altos. Parece um carro que nasceu para ser eletrificado de alguma maneira, pois sonoramente se comporta como se fosse.
A direção peca pela leveza excessiva, ficando até um pouco boba. Mas há uma solução para isso: basta deixar o volante em modo Sport que a calibragem se torna perfeita. Não é pesada, mas tem o esforço necessário para manter o Chery firme nas estradas e competente nas curvas.
A suspensão é macia, absorvendo os impactos a contento, mas nada que se destaque da média da categoria. Assim como o visual, que é bem bonito e elegante. Só que não tem nada de extraordinário ou que o faça chamar atenção nas ruas. Acaba que, nesse quesito, é só mais um no segmento.
![CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CAOA-Chery-Tiggo-5X-Pro-25-750x450.jpg)
Veredicto
Ao contrário do que diz a propaganda da CAOA Chery, não o Tiggo 5X Pro não supera o Audi Q3. Aliás, eles nem concorrem, por serem de categorias diferentes. Contudo, o modelo é um dos melhores SUVs compactos hoje à venda no Brasil – posto onde Hyundai Creta e Jeep Renegade também ocupam.
Tem o melhor acabamento da categoria, é confortável, o conjunto mecânico é competente e o visual agrada, apesar de um pouco sem personalidade. Poderia ter uma transmissão mais esperta nas saídas de sinal e um consumo mais comedido, além de mais itens de segurança modernos. Só que o custo-benefício é forte e o SUV surpreende pela qualidade.
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