Em processo de reestruturação e com uma fábrica fechada, a CAOA Chery não deixará o banco esfriar. Ainda que o Tiggo 3X tenha morrido, a linha de SUVs da marca voltará a expandir com dois novos modelos. O primeiro será o Tiggo 8 Plus, que será o primeiro modelo eletrificado da marca, ainda que não um híbrido de fato. Já o próximo será o SUV cupê Omoda 5.
Flagrado em testes pelo nosso parceiro Renato Maia do Falando de Carro, o CAOA Chery Tiggo 8 Plus será o novo modelo topo de linha da marca. Ele se baseia no já consagrado Tiggo 8, mas traz visual diferente, com posicionamento mais sofisticado e interior mais refinado. Só que o grande truque será a motorização.
Ao contrário do modelo padrão, que usa motor 1.6 quatro cilindros turbo de 187 cv e 28 kgfm de torque, o Plus terá ajuda elétrica. Segundo informações do Motor1, o SUV de sete lugares terá sistema micro-híbrido no qual o alternador é substituído por um motor elétrico que alivia o esforço do combustão e até permite rodar com ele desligado, mas não é capaz de fazer o carro andar.
Na China, o Tiggo 8 Plus usa esse sistema associado a um 1.5 quatro cilindros turbo de 170 cv e 25,5 kgfm. É uma penalidade de 17 cv e 2,5 kgfm de torque, porém a média de consumo de combustível é de 15,6 km/l, enquanto o Tiggo 8 com seu motor 1.6 turbo fica em 9,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Por pagar menos IPI, ele terá vantagem no preço.
Cupê da Chery
Já o segundo modelo será o Omoda 5. Flagrado por Rafael Bessa e cedido ao canal Gessner Motors, o novo modelo é o primeiro SUV cupê da CAOA Chery. Ele será responsável por inaugurar uma nova linha de modelos da marca sob o nome Omoda, que será complementar aos SUVs Tiggo, mas com um toque dos sedãs Arrizo.
Ainda não se sabe se todos os Omoda serão cupê ou se haverá modelos padrão. Ou até mesmo se futuramente haverá um Tiggo cupê. Contudo, o Omoda 5 é o primeiro modelo da marca nesse sentido e se destaca pelo visual bastante esportivo. A CAOA, inclusive, adiantou que ele terá mudanças visuais para agradar aos brasileiros.
O Omoda 5 usa base do Tiggo 7 Pro e do Tiggo 8, possibilitando que ele compartilhe com os irmãos o mesmo conjunto mecânico. A versão 1.6 turbo de 187 cv é a mais cotada para entregar desempenho condizente com o visual. Contudo, o conjunto micro-híbrido do Tiggo 8 Plus é a única opção lá na China. Lançamento deve ficar para 2023.
>>Chery Tiggo 8 comemora meio milhão de unidades produzidas no mundo
>>CAOA Chery Tiggo 3X e outros 4 carros que morreram rápido demais
>>Chery QQ Pro é lançado: é um dos elétricos que a CAOA fará no Brasil?