A Kia finalmente terá entrada no segmento de caminhonetes médias com a Tasman, cuja revelação deverá ocorrer no final deste ano. Contudo, as vendas iniciarão a partir do primeiro bimestre de 2025. Com ela, a fabricante poderá atender mercados globais e captar novos consumidores na Ásia, na África, na Austrália, no Oriente Médio e na América Latina, por exemplo.
Especulada desde meados de 2020, o protótipo flagrado pelo site carscoops, na Europa, estava na companhia de uma Ford Ranger Raptor, mas ainda é cedo para afirmar se a marca sul-coreana irá oferecer uma variante de alto desempenho para rivalizar com o V6 3.0 biturbo de 397 cv da Raptor. Apesar disso, a Ranger está no alvo da Tasman, assim como a Toyota Hilux, a Mitsubishi L200 Triton e, por que não, a Fiat Titano, que fará sua estreia em breve no Brasil.
Embora o visual esteja escondido sob forte camuflagem, é evidente o desenho reto da dianteira, do capô e da traseira. Outros destaques visíveis da caminhonete construída sobre chassi são o desenho quadrado dos para-lamas, dos espelhos retrovisores e da cabine, que mostram semelhança com o Jeep Gladiator, além das luzes diurnas (DRLs) verticais semelhantes aos modelos Kia Sorento, Telluride e o elétrico EV9.
Ainda sem informações se a Kia Tasman entrará no mercado norte-americano, uma diretriz aponta que a marca está trabalhando em uma versão a combustão interna e outra totalmente elétrica, possivelmente construída sobre a plataforma E-GMP.
Segundo a Kia Austrália, a Tasman empregará um propulsor a diesel, sendo a opção mais provável a unidade de quatro cilindros 2.2 CRDi com potências de 175 e 220 cv. Uma opção de motor maior não está descartada, com expectativas de um 3.0 turbodiesel de quase 260 cv de potência. Dependendo da versão, a tração pode ser traseira ou 4×4.
O que você achou do futuro lançamento da Kia? Deixe nos comentários a sua opinião sobre se a Tasman terá as qualidades para rivalizar com a Ford Ranger e a Toyota Hilux.
>>>Chevrolet Silverado vende 2,5x mais que Ram 1500 no Brasil
>>>Mercedes-AMG A 45 S: de tão verde, está maduro
>>>Parceria entre Renault e Geely deve sair até o final do mês