Depois de muita especulação e flagras, a Kia finalmente confirmou que está trabalhando em uma caminhonete média. Pensada para brigar com Ford Ranger e Toyota Hilux a nível global, o novo modelo será construído de maneira tradicional, ou seja, chassi sob carroceria, e terá motores a diesel. Será a primeira caminhonete média da história da Kia.
Em comunicado oficial enviado há diversos sites australianos, a Kia afirmou que “está atualmente desenvolvendo uma futura picape, que terá alta capacidade e será adequada ao propósito [da categoria]. Detalhes adicionais serão confirmados no futuro”. Ou seja, finalmente a marca admitiu que trabalha em sua primeira caminhonete.
Segundo relatos do CarExpert, a caminhonete Kia será lançada em 2025 e segue em testes intensivos na Austrália. Vale lembrar que Brasil, Austrália e Tailândia são os principais polos de desenvolvimento de caminhonetes médias, enquanto as grandes são tocadas pela engenharia norte-americana.
A caminhonete Kia tem como código projeto TK, que vem de Truck Kia. Ela será construída sobre um novo chassi e que não será compartilhado com o jurássico Mohave, à venda desde 2008. Flagras recentes mostraram a picape média com frente de Mohave, mas era apenas uma mula de testes do novo modelo.
Eletrificada? Agora não
Detalhes adicionais ainda não foram revelados, mas é sabido que a caminhonete da Kia terá apenas versões cabine dupla e que ela é um produto altamente estratégico para mercados emergentes. Ou seja, o Brasil tem grandes chances de estar na rota de lançamento da caminhonete Kia para depois de 2025.
A Kia trabalha firmemente em atingir capacidade de reboque e de caçamba dentro de diversos parâmetros estabelecidos pelo mercado. Ou seja, ela deve carregar uma tonelada de carga na caçamba para poder receber motor diesel no Brasil – afinal, já foi confirmado que o modelo terá o motor diesel.
Vale ressaltar que essa caminhonete não terá nenhum tipo de eletrificação. Contudo, a Kia anunciou que em 2027 lançará duas caminhonetes elétricas. A primeira deve ter porte intermediário para brigar com a Ford Maverick Hybrid recentemente lançada no Brasil. Já o segundo modelo pode ter o porte médio da nova picape ou ter tamanho de Fiat Strada.
>>Ford Maverick Hybrid estreia pelo mesmo preço do modelo a gasolina