Os carros precisam além do motor, ter um sistema de transmissão bem competente. Afinal de contas, é toda essa parte quem faz o motor trabalhar em diversas rotações. Mas, existem aqueles câmbios que são conhecidos no mercado por uma particularidade ou pelo sistema tecnológico avançado.
O intuito dessa lista é mostrar que nem sempre tanta tecnologia pode dar certo, tanto é que essas transmissões não são muito bem vistas e nem recomendadas. É bom frisar que cada pessoa passa por experiências diferentes ao conduzir um modelo e existem donos que amam esses câmbios. Apertem os cintos e boa leitura.
AL4 – Peugeot e Citroën
Há um bom tempo, os modelos produzidos pela PSA, utilizavam esse câmbio automático. Com apenas quatro marchas, uma das penalidades dele era seu consumo de combustível. Trancos durante as trocas das marchas, não engate da marcha correta e mais problemas foram bastante comuns. Mas, atualmente ele faz parte do passado. Os carros de ambas marcas contam desde 2017 com a transmissão automática da Aisin de 6 marchas.
Powershift – Ford
Esse é um dos câmbios com grande nível de reclamação no mercado automotivo. É bom deixar claro que ele não é automático e sim automatizado de dupla embreagem a seco. Um dos problemas mais citados por donos era a trepidação na hora da troca das marchas. Essa transmissão deu tanta dor de cabeça para a Ford, que ela desistiu de usá-lo e atualmente utiliza um sistema automático de fato.
Dualogic/ GSR – Fiat
A Fiat insistiu por muito tempo em câmbios automatizados ao invés dos automáticos de fato. O Dualogic até tem seu fã clube e donos que possuem modelos com alta quilometragem e quase nenhum problema. Os trancos em alguns momentos são mais relatados por donos. Em 2018, a montadora italiana revelou que fez melhorias em seu funcionamento, abandonou a alavanca e aderiu ao sistema de botões. Todo este conjunto viveu até 2020 no sedã compacto Cronos.
Easy’R – Renault
Outra fabricante que insistiu muito tempo nos câmbios automatizados foi a Renault. Os compactos Logan e Sandero ganharam esse conjunto de transmissão em meados de 2014. Imprecisão e trancos são os problemas mais relatados por quem já teve um modelo com este câmbio. Já em 2019, após muitas reclamações, a Renault preferiu abandonar a transmissão automatizada e aderiu ao câmbio automático do tipo CVT.
I-Motion – Volkswagen
Era uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, então o motorista não utilizava o pedal da esquerda. Os trancos são as reclamações mais frequentes de quem utiliza um carro da Volkswagen com esta transmissão. Por sorte, hoje nenhum carro conta mais com este câmbio e a montadora alemã aderiu ao câmbio automático de 6 velocidades em diversos modelos.
Você já teve um carro com algum desses câmbios? Como foi sua experiência? Conte nos comentários
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