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Os carros elétricos feitos no Brasil podem ficar mais perto da realidade. Parlamentares, empresários e especialistas reunidos pelas Comissões da Câmara dos Deputados defenderam nesta semana a necessidade da adoção de estímulos governamentais para a fabricação nacional de baterias de lítio e que possam ser empregadas em veículos elétricos, tanto particulares quanto de transporte público.
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP), atualmente também secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, afirmou que é necessário nos deslocarmos rumo à redução do consumo de combustíveis fósseis através de uma transição energética e já apresentou uma proposta (PL 1743/23) com o objetivo de incentivar o aumento da frota de ônibus elétricos nas grandes cidades.
Ele relata que o Brasil está no caminho certo, mas precisa acelerar sua progressão, ou então a transição energética seguirá sendo um processo muito demorado. O parlamentar ressaltou a importância dos ônibus elétricos, dizendo que as baterias de lítio são fundamentais para seu funcionamento.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, com algumas regras similares às europeias, os carros elétricos chegarão a 65% dos produzidos por aqui em 2035 e os pesados, como ônibus e caminhões, a 32%.
O debate na Câmara dos Deputados discorreu também sobre a exploração do lítio que existe no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, assim como sobre a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) destinada aos municípios com jazidas, bem como sobre as possíveis políticas públicas de incentivo ao aproveitamento do minério.
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