Lançado em 1998 como mais um derivado dos Chevrolet Tahoe e Suburban, o Cadillac Escalade é o carro de luxo mais importante da General Motors em sua história recente. Além de ser o modelo campeão de vendas da marca de luxo, ele redefiniu o segmento de SUVs grandes e é, até hoje, referência na categoria. Mas agora, ele passará por sua maior transformação.
Para manter o nome Escalade vivo, que é mais forte até que a própria Cadillac, a GM decidiu adicionar o sobrenome IQ à versão elétrica do SUV. Afinal, todo Cadillac novo agora tem nome terminado em IQ, como os novos Lyriq, Celesiq e Opitq. Além da transformação da motorização, há também uma radical mudança de base.
Durante suas cinco gerações, o Cadillac Escalade sempre foi um SUV chassi sob carroceria. Desde o princípio, compartilha a base com a Chevrolet Silverado, algo que segue na nova geração, mas de um jeito diferente. Tanto o Escalade IQ, quanto a Silverado EV, são feitos sobre a plataforma monobloco Ultium, que é usada por todo GM elétrico.
Menor? Nem um pouco
Isso significa que ele ficou menor? Não. Nem um pouco. O SUV da Cadillac segue sendo uma jamanta de 5,69 m de comprimento, 2,38 m de largura e 1,93 m de altura, além de ter entre-eixos 3,46 m. Isso significa que o modelo elétrico é maior que a variante a combustão curta e apenas 17 cm mais curto que o ESV alongado.
Por enquanto, a Cadillac revelou apenas uma versão do Escalade IQ. A variante topo de linha terá dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de entregarem juntos 689 cv e 85 kgfm de torque. Porém, no modo Velocity Max, ele entrega por um tempo limitado 760 cv e 108,4 kgfm. É menos que o GMC Hummer EV, mas ainda impressionante.
O absurdo é que esse SUV gigante de 3.629 kg acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Exatamente 0,8 segundos mais lento que um Chevrolet Camaro com motor V8 e praticamente metade do peso. Por isso, ele conta com um pacote pesado de baterias de 200 kWh, capaz de garantir autonomia de 724 km com carga completa.
Poço de tecnologia
De série em todos os Cadillac Escalade IQ está o sistema de condução semiautônoma Super Cruise. Ele é um dos únicos sistemas que permite que o motorista não fique com as mãos no volante, tendo mais de 640 mil km de ruas e estradas dos EUA mapeadas, as quais permitem que o SUV faça isso.
A lista de itens tecnológicos é grande, contando com estacionamento autônomo onde não é preciso nem que o motorista esteja dentro do carro. Há ainda sistema de câmeras HD, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, entre outros. Mas o destaque vai para o interior com uma tela gigantesca de 55 polegadas.
Essa televisão engloba a central multimídia e o painel de instrumentos, além de uma tela adicional para o passageiro. Só para o motorista e a central com sistema Google embarcado, são 35 polegadas. Há ainda uma segunda tela de 11 polegadas só para controlar o ar-condicionado. Na traseira, com o pacote Executive, há mais duas telas de 12,6 polegadas.
Entre os mimos que o SUV traz estão as portas com abertura e fechamento automático. Por conta da chave presencial, o Cadillac Escalade IQ é capaz de abrir a porta do motorista automaticamente ao perceber a aproximação do mesmo. Todos os bancos contam com ajustes elétricos e há até sistema de som AKG Studio com 36 alto falantes.
Você gostaria que a Cadillac vendesse seus carros no Brasil? Conte nos comentários.
>>Cadillac pode vir ao Brasil por causa dos carros elétricos