Destaque

C4 Cactus THP vs. Renegade Sem Nome | Comparativo

Na briga entre os SUVs compactos da Stellantis com forte custo-benefício, C4 Cactus THP encara o Renegade Sem Nome

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Dentro do grupo Stellantis, todas as marcas atuantes no Brasil, exceto a Ram, tem um SUV compacto (ás vezes dois). A Fiat ataca com Pulse e Fastback, a Peugeot tem o 2008, enquanto a Jeep vem com o Renegade e a Citroën agora tem C4 Cactus e C3 Aircross. Só que no custo-benefício, Jeep Renegade Sem Nome e Citroën C4 Cactus THP se destacam.

Coincidência ou não, os dois modelos tem preços bem próximos, lista de equipamentos semelhante, mas proposta totalmente diferente. Só que vale mais levar a versão de entrada do Jeep Renegade, que nem nome tem, ou o Citroën C4 Cactus topo de linha, que anda um tanto quanto esquecido do mercado? Hora de comparar os dois.

THP vs T270

Tanto o Renegade, quanto o Cactus THP figuram entre os SUVs compactos mais fortes do Brasil. O Citroën tem o 1.6 THP quatro cilindros turbo de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. Já o Jeep usa o novo 1.3 T270 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ambos usam câmbio automático de seis marchas, mas na tocada, a diferença é absurda. 

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Primeiro porque há uma distância de 254 kg entre eles: o Renegade é parrudo e pesado, marcando 1.468 kg na balança contra 1.214 kg do Cactus. Isso faz com que o 0 a 100 km/h do modelo francês seja 11,5% mais baixo do que o do modelo americano (7,7 segundos contra 8,7 segundos).

E isso se reflete também no consumo, onde todos os resultados do Renegade são piores. Ele marca 11 km/l na cidade com gasolina e 12,8 km/l na estrada com o mesmo combustível, contra 11,7 km/l e 13,4 km/l do rival. Já com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l no Renegade contra 8,2 km/l e 9,5 km/l no Cactus.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Hatch médio vs SUV compacto

Em questão de números, a vitória do C4 Cactus THP é clara, mas no comportamento também. Ele é mais ágil, mais gostoso de dirigir. Se comporta verdadeiramente como um hatch médio com salto alto, mas sem que isso comprometa sua aptidão para curvas e agilidade de outra categoria.

Já o Renegade Sem Nome é claramente um SUV. Muito parrudo, ele deixa claro onde o peso extra está. A absorção de impactos em asfalto ruim é nítida, assim como ele aguenta passar por uma lombada sem frear, ao contrário de seu rival. Ele encara bem uma estrada de terra, sem dificuldade, algo que o Citroën detesta.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Por isso, fica nítido o acerto mais confortável de suspensão e direção do Renegade contra a pegada mais esportiva e ágil do Cactus. A assistência de volante é elétrica em ambos, mas o Citroën deixa as coisas mais firmes em velocidade alta do que o rival, o que deixa a tocada mais prazerosa. 

De topo vs de entrada

O Cactus é apresentado na versão topo de linha THP Shine Pack de R$ 129.990 enquanto o Renegade é o Sem Nome de entrada por R$ 118.290. E esse posicionamento totalmente oposto revela-se na lista de equipamentos. 

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Os dois são equipados com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luz diurna de LED, indicador de fadiga, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado e vidros elétricos com função um toque em todas as portas.

A lista de itens compartilhada segue com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático, limitador de velocidade, volante com ajuste de altura e profundidade, alarme, apoio de braço central, rodas de liga-leve de 17 polegadas e retrovisores com ajuste elétrico.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

O Renegade Sem Nome tem poucos itens a mais do que o Cactus, especificamente: cinto com regulagem de altura, start-stop, freio de mão elétrico, alça de segurança no teto, sistema de permanência em faixa e faróis full-LED. Já o C4 traz ar-condicionado digital, farol com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, chave presencial, sensor de ré, bancos e volante revestido em couro e  luz de neblina. 

Vale lembrar também que o Jeep Renegade Sem Nome é a única versão do SUV com apenas um ano de garantia, enquanto as demais repetem o tempo de cobertura do Cactus, que é de três anos.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Plástico vs soft touch

Se na lista de equipamentos, o C4 Cactus THP deixa o Renegade Sem Nome para trás, no interior o jogo vira. O Jeep é bem mais refinado, contando com toda parte superior do painel revestida em material macio, além de maior porção de tecido nas portas. Os bancos não são revestidos em couro, mas o tecido tem mais qualidade que o material usado no rival.

A questão de montagem também dá ao Jeep nítida vantagem, ele é mais cuidado, com plásticos de melhor qualidade quando há. O conforto dos bancos também é superior, sendo os do Citroën desconfortáveis depois de longas distâncias. Mas o espaço é ruim em ambos, sendo o do Renegade menos pior.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Os dois são SUVs bem apertados, tendo o espaço traseiro bem restrito. O do Cactus é mais apertado, tanto para as pernas, quanto cabeça e ombros. No Renegade, a área envidraçada ajuda a ter uma sensação de amplitude melhor. Na frente, o Jeep, por ter para-brisa mais reto e painel maior, também parece mais convidativo.

Já em porta-malas, há empate de volume, mas não de uso. Ambos levam 320 litros, mas o bagageiro do Renegade é melhor aproveitado pois a tampa do porta-malas vai até a base do espaço de cargas. O do Cactus é mais fundo e de difícil acesso. Além disso, os materiais usados no Jeep também são de nítida qualidade superior até lá atrás.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Na categoria dos SUVs compactos, Citroën C4 Cactus THP e Jeep Renegade Sem Nome são verdadeiras pechinchas. Mas o fato de que o Jeep vem em versão de entrada contra o Citroën na topo de linha pesa contra, já que a lista de itens de série do francês é mais recheada. A favor dele também está o fato de andar mais e ser mais econômico.

Contudo, o Renegade é um carro mais refinado, mais robusto, com interior levemente mais espaçoso, porta-malas melhor aproveitado e mais de R$ 10 mil mais barato. Em suma, o Renegade vence o comparativo por se encaixa em quem busca um SUV de verdade e um carro mais refinado, além de ter forte vantagem no preço. Agora, se quer um carro mais divertido de dirigir, não liga tanto para espaço interno ou acabamento bom, o Cactus é uma boa escolha.

Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Entre o Jeep Renegade Sem Nome e o Citroën C4 Cactus THP, qual você levaria para casa? Conte nos comentários.

>>Citroën C4 Cactus THP te engana até ser dirigido | Avaliação

>>Jeep Renegade sem nome é o SUV custo-benefício | Avaliação

>>Hyundai Creta Limited é bom, mas não é a melhor versão do SUV | Avaliação