![BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato] BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/641BC7F6-8BB6-42A0-AECA-4DAF88AE68D7-990x556.jpeg)
Fora do segmento de luxo, o Brasil nunca teve opções de híbridos plug-in até a chegada do Jeep Compass 4xe. O segmento cresceu com o CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV, mas agora ganha a companhia do BYD Song Plus. Tecnicamente ele pertence a uma marca de luxo, mas chega com preço mais baixo que o do Jeep e que o CAOA Chery e com impressionante autonomia.
Por R$ 269.990, o Song Plus tem um impressionante custo-benefício. Vem completo com frenagem autônoma de emergência, seis airbags, piloto automático adaptativo, porta-malas com abertura elétrica, assistente de manutenção em faixa, assistente de partida em rampa, teto solar, ar digital de duas zonas, painel digital e central multimídia com tela rotativa.
Em equipamentos só da para reclamar da ausência de Android Auto e Apple CarPlay, algo que a BYD promete sanar nas próximas atualizações. Mas bem que ela poderia usar um sistema mais amigável, pois o que está presente no modelo é um pouco confuso e de visual parecido com tablets Android de dez anos atrás.
![BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/53DA5F11-5840-470B-A65B-A82D9BBB48A3-750x422.jpeg)
Acabamento no preço
O que deixa claro que a BYD pertence ao segmento de luxo, é o interior de seus carros. O acabamento é esmerado, muito bem cuidado e não deve nada a um Audi, BMW ou Mercedes. Toda parte superior do painel é revestida em material macio azul marinho, tanto no painel quanto nas portas dianteiras e traseiras.
Ele é acompanhado de couro bege com costuras laranjas na parte inferior, layout repetido nos bancos. O couro mais claro tem acabamento aveludado e bem refinado. Os encaixes são bem feitos e a cabine do Song Plus transmite refinamento. Junto a isso, temos painel de instrumentos digital com ótima definição e diversos recursos diferentes.
1.000 km com um tanque
O foco da BYD com seu sistema híbrido DM-i é na economia de combustível. Por isso, combina motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm de torque a um elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm. Fica claro que quem faz a maior parte do trabalho é o motor elétrico. Só que juntos, entregam 235 cv e 40,7 kgfm.
Como resultado, ele entrega performance de carro elétrico, mas sem a inconveniência de precisar toda hora der uma tomada para rodar. Com isso, ele chega a 1.000 km de autonomia com baterias e tanque cheios. Segundo a BYD, o Song Plus faz 22,2 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada.

Falta tão pouco
Se em performance o BYD Song Plus veio forte, na direção, faltou um ajuste a mais. Ela é molenga demais, morta e não transmite confiança em velocidades mais altas. Em estrada, fica perigosamente leve. Era um ajuste fino que faltava, com um pouco mais de carga no volante, seguindo a preferência do Brasil, não da China.
A suspensão, por outro lado, é bem acertada. Nitidamente voltada ao conforto, faz com que o BYD Song Plus rode como um transatlântico nas rodovias. Sereno, confortável, silencioso e quase flutuante. Não seria ruim um acerto mais firme para melhorar a performance do modelo em curvas, mas ele não chega a ser um pudim como outros modelos de origem chinesa.

Veredicto
O Jeep Compass 4xe chegou ao Brasil caro demais e com consumo mais alto do que deveria, não se tornando o sucesso esperado por um tipo de modelo que, nas outras versões, vende bem. Isso fez o CAOA Chery Tiggo 8 Pro ganhar espaço no mercado. Mas agora o BYD Song Plus chega com potencial para mais.
Ele se provou extremamente econômico, tem ótimo acabamento, é bonito e bem precificado. Ele carrega as mesmas boas qualidades dos irmãos Tan e Han, ao mesmo tempo em que traz personalidade no visual e mecânica competente. Tem potencial para vender muito caso a BYD vença o preconceito de ser uma marca chinesa de luxo.
>>BYD Han é o maior tapa na cara de um carro no Brasil | Avaliação
>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação
>>BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação