O novo modelo totalmente elétrico da BYD foi revelado oficialmente pelo órgão estatal chinês que registra os veículos. O Song Plus totalmente elétrico mostra um novo design que lembra bastante o atual Yuan Plus, seu irmão menor que também é 100% elétrico, mas atua em um segmento abaixo.
Aqui no mercado brasileiro a BYD ainda é uma marca bem recente no segmento de automóveis de passeio. Isso porque a chinesa está presente no Brasil desde 2015 fabricando baterias e ônibus elétricos, mas só lançou seu primeiro carro de passeio em abril do ano passado.
Depois de alguns lançamentos, chegou a vez do Song Plus desembarcar por aqui. O modelo vendido em nosso mercado traz uma versão única híbrida plug-in, que custa o mesmo que o Yuan Plus 100% elétrico, que é menor. Contudo, com as patentes reveladas na China sobre a atualização visual do Song Plus em uma versão totalmente elétrica. É possível que o modelo venha ao Brasil nessa nova variante.
Mistura de designs para o elétrico
A versão 100% elétrica do Song Plus traz um visual muito diferente do modelo híbrido, dando até mesmo a impressão de ser um outro carro. Não vendida no Brasil por enquanto, essa configuração mistura elementos visuais de duas famílias diferentes de design da Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos, em português).
Enquanto modelos como o Han e o Tan seguem o design da família Dynasty, assim como o Song Plus atual, a reestilização do SUV agora passa a incluir elementos da família Ocean. Tanto é que o conjunto óptico é praticamente idêntico ao do BYD Seal, que é um sedã elétrico da marca.
Além do visual mais limpo na dianteira, sendo totalmente diferente da versão híbrida atual, na traseira o modelo também emprega mudanças bem perceptíveis. As lanternas ainda são bem horizontais e interligadas, mas o para-choque ganha vários detalhes exclusivos. A barra cromada que ficava acima das lanternas deixou de existir, e os elementos refletivos na região inferior agora são conectados por um detalhe em preto.
Essa inédita configuração elétrica é baseada na base e-Platform 3.0, usada atualmente pelo também EV (Electric Vehicle) Yuan Plus. Utilizando as baterias que a marca chama de Blade (ainda sem a capacidade divulgada), o BYD Song Plus EV terá duas opções de motorização.
A primeira deve ser a mesma do irmão menor Yuan Plus. Ou seja, estamos falando de uma potência de 204 cv com torque de 31,6 kgfm. Já uma segunda opção deve contemplar uma potência de 218 cv. No caso do Yuan Plus, a tração é sempre dianteira, e o mesmo pode acontecer com o Song Plus EV.
Vale lembrar também que ambos os modelos atualmente são oferecidos por R$ 269.990 no mercado automotivo brasileiro. A diferença é que o Song Plus é somente híbrido plug-in. Seu motor é um 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm, combinado a um elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm. Juntos eles fornecem 235 cv e 40,7 kgfm.
>> BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação
>> BYD Song Plus é o pesadelo do Jeep Compass 4xe | Impressões