Depois de comprar a antiga fábrica da Ford no Brasil (Camaçarí, Bahia) e anunciar mais de R$ 3 bilhões em investimento no país, a marca chinesa quer mais. Prova disso, é que a BYD já sonda regiões do México para erguer mais uma planta fora da China. Vale lembrar que a unidade brasileira será a primeira fora da matriz.
Segundo reportagem da Nikkei Asia, a BYD já está conversando com fornecedores locais e também com o governo do México para estabelecer sua fábrica por lá. Entre os potenciais estados estão Nuevo Leon no norte, Bajio na região central ou a Península de Yucatan no sul. As maiores chances são do norte por conta da proximidade com os EUA.
Isso porque a BYD tem planos de exportar seus carros para a terra do Tio Sam. Até hoje, nenhuma marca chinesa ousou vender seus carros por lá, mas a fabricante de Dolphin e Seal quer ser a primeira. Além disso, a fábrica no México poderá exportar carros para o Brasil com imposto reduzido.
Ajuda o Brasil
É possível, inclusive, que as plantas se complementem. Até onde já foi anunciado pela marca, o Brasil fabricará Dolphin, Song Plus e Yuan Plus. Contudo, a chegada do Dolphin Mini e do Yuan Up / Dolphin SUV podem mudar os planos da marca. O que é certo é que Song Plus e Dolphin serão feitos aqui, já que são campeões de vendas.
Como o México tem forte influência dos EUA e prefere carros maiores, é possível que modelos como Tan, Seal e outros futuros lançamentos sejam feitos por lá. Vale ressaltar que em 2023, o México vendeu 1,36 milhões de carros, sendo que quase 10% foi representado por modelos de marcas chinesas.
Você acha que a BYD vai fazer sucesso nos EUA graças à fábrica mexicana? Conte nos comentários.
>>BYD Song Plus e a saga dos 1.000 km com um tanque | Avaliação
>>Dolphin vende o triplo do Ora 03, mas Haval e Song Plus empatam