Depois de anunciar a chegada da nova marca de luxo Yangwang com foco em carros elétricos off-road, a BYD anunciou que mais uma marca está em seus planos para 2023. A nova marca é descrita como “profissional e pessoal”, não deixando claro qual será seu posicionamento dentro da gama e se seguirá carreira internacional.
A BYD vem expandindo fortemente no mercado internacional nos últimos tempos. Em 2022 passou a atuar na Noruega, Nova Zelandia, Singapura, Costa Rica, Colombia e Brasil, totalizando 35 países além da China. A marca quer o lugar da Tesla como maior fabricante de carros eletrificados do mundo, mas vai diluir as forças com as novas subsidiárias.
Apesar de ser uma marca de luxo no Brasil, a BYD quer que a Yangwang ocupe esse posto em outros mercados, oferecendo modelos mais sofisticados que ela e também uma inédita abordagem off-road de modelos elétricos. A segunda marca de carros ainda não tem nome ou posicionamento, mas foi confirmada por Brian Luo, um executivo da BYD em evento local.
O incentivo que o governo chinês têm prestado para marcas que investem em carros elétricos é o principal motor propulsor dessa rápida expansão da BYD. Vale lembrar que a marca chinesa ultrapassou a Volkswagen em 2022 e já é a marca mais vendida do país, rompendo com um reinado de décadas da marca alemã.
>>Tesla é a única marca no mundo que tem SUV cupê de 7 lugares
>>BYD desenvolve a sua primeira picape média e será híbrida
>>Saipa usa Kia de 1986 para SUV com cara de Ford e traseira de Renault