O projeto da BYD para o Brasil irá muito além de simplesmente usar a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. A marca chinesa fará uma intensa reforma no local para adaptar ao seu modo de operação, mas também modificará os entornos da planta. Prova disso, é que a BYD fará um condomínio para seus funcionários.
Anteriormente anunciado um investimento de R$ 3 bilhões no Brasil, a marca chinesa aumentou o aporte para R$ 5,5 bilhões. O valor será usado para acelerar as obras, implementar novas tecnologias, aumentar a capacidade produtiva e também alterar os entornos da fábrica de Camaçari.
“Nos últimos 30 anos, pouco foi investido no setor automotivo no Brasil. Mas a chegada da BYD mexeu com o mercado e agora várias outras montadoras estão anunciando investimentos para o longo prazo. Importante ressaltar que os nossos R$5,5 bilhões serão investidos num curto espaço de tempo. Nós queremos acelerar as obras para logo ter os primeiros carros produzidos na Bahia”, afirmou Stella Li, vice-presidente global da BYD.
Um dos pontos interessantes do novo investimento da BYD no Brasil para a construção de cinco prédios residenciais a 3,5 km da fábrica. A ideia é que os funcionários também tenham direito a um lar próximo do complexo industrial. Serão 4,230 pessoas diretamente beneficiadas pelo empreendimento de 81 mil m².
“Tem sido muito produtiva a forma como a BYD está chegando ao Brasil. No que é possível, estamos ganhando tempo. Estamos com um projeto que vai desde o porto, tanto para importação e exportação, quanto estradas e infraestrutura logística de todo o polo industrial de Camaçari. Estamos atendendo aos interesses do Governo do Estado e da BYD para um rápido andamento da obra”, declara o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Carros baianos já esse ano
Segundo a BYD, os primeiros carros a serem produzidos em Camaçarí sairão da linha de produção já no final desse ano, no mais tardar no começo de 2025. É um prazo extremamente ousado, visto que a fábrica da Ford ficou fechada por anos e precisa de várias reformas.
Segundo a marca, no primeiro ano de funcionamento da planta, a BYD poderá fabricar 150 mil carros por ano. Já na segunda fase, que já faz parte do aporte de R$ 5,5 bilhões, a fábrica será capaz de fazer 300 mil carros por ano. A pretensão da BYD é crescer a ponto de incomodar o top 5 de marcas no Brasil.
Vale lembrar que até o momento temos confirmadas as produções de Dolphin Mini, Dolphin e Song Plus. Anteriormente o Yuan Plus também estava confirmado, mas ele pode ser substituído pelo Yuan Up / Dolphin SUV. Novos modelos também podem ser feitos no país a depender de seu sucesso como importados.
Você acha que a BYD vai crescer a ponto de ser uma das marcas mais vendidas do país? Conte nos comentários.
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