A BYD e o Governo da Bahia parecem ter fechado um acordo para a produção de veículos na Bahia. A escolha pode ser pela unidade deixada pela Ford, em Camaçari (BA). Depois do anúncio do dia 11 de janeiro de 2021, quando a Ford confirmou que a marca deixaria de produzir automóveis no Brasil, a unidade baiana ficou sem destino por quase dois anos.
No entanto, essa demora pode não completar dois anos. De acordo com informações do site Bahia Notícias, o Governador da Bahia, Rui Costa, confirmou que o governo e a BYD vão anunciar novidades no dia 13 de dezembro. Segundo informações, o acordo entre o governo e a marca chinesa já foi selado e será anunciado no mês que vem.
“Em dezembro estamos programados, dia 13, vamos fazer uma solenidade onde ela vai fazer o anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia, dos seus veículos. Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá [na fábrica da Ford, em Camaçari], ou aqui em Salvador”, disse Costa, na semana passada.
Esse anúncio pode dar um fim à linha de espera de Camaçari, considerada bastante importante para o estado da Bahia. De acordo com as informações, as obras começam a partir de junho de 2023, onde a BYD terá duas linhas de produção: ônibus e caminhões. A produção de automóveis deve demorar alguns meses a mais, possivelmente em 2025. Já a produção de veículos pesados começa em meados de 2024, se tudo seguir no cronograma.
A BYD ainda quer ter uma linha de processamento de fosfato e lítio para as baterias de veículos elétricos, que começa a operar antes da produção de veículos. Essas baterias serão enviadas para a China, que ainda vai produzir boa parte dos veículos vendidos aqui. A produção de automóveis no Brasil vai fazer com que a BYD exporte seus carros para os países vizinhos, visando sua expansão na América do Sul.
>>BYD desenvolve rival elétrico para o Land Rover Defender
>>Mercedes-Benz EQB estreia no Brasil para brigar com o BYD Tan
>>BYD Yuan Plus alcança cinco estrelas no crash-test da Austrália