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Em breve no Brasil, Honda Civic Cross terá motor 2.0 igual ao do sedã

Ainda sem nome global definido, o Honda HR-V norte-americano, apelidado de Civic Cross, terá o mesmo motor 2.0 do sedã

Civic Cross
Honda HR-V americano / Civic Cross [divulgação]

Confirmado para o Brasil para 2023, o Honda HR-V norte-americano teve vazadas informações antes da hora. A marca japonesa faz mistério sobre o modelo apelidado de Civic Cross, já que será vendido em mercados onde o HR-V de verdade também estará. Sem mostrar interior, informações mecânicas e até o porte, tudo que sai sobre o novo modelo vira notícia.

Prova disso é que documentos internos da Honda revelaram que o Civic Cross terá motor 2.0 quatro cilindros aspirado. É exatamente o mesmo conjunto mecânico do Civic sedã, o que tem muita lógica. Afinal, os dois compartilham plataforma e diversos componentes diferentes.

Com 160 cv, o 2.0 quatro cilindros aspirado apresentará uma melhora significativa frente aos 143 cv do motor 1.8 que era usado tanto nos EUA quanto no Brasil no HR-V que já morreu. O câmbio é o CVT, como já se mantém como tradição da Honda. Nada de câmbio manual, ainda que essa transmissão esteja voltando a se tornar popular em nichos nos EUA.

Honda HR-V
Honda HR-V / Civic Cross [divulgação]
Prova disso é que o Civic da Acura, o novo Integra, tem uma versão com pedal de embreagem. O interessante da documentação vazada é que o Civic Cross terá versão com tração nas quatro rodas. Seu principal rival, o Toyota Corolla Cross, oferece esse tipo de layout lá na América do Norte e na Europa, mas não no Brasil.

E o híbrido brasileiro?

Os documentos, porém, não revelaram nada sobre a motorização híbrida. A Honda do Brasil prometeu que o Civic Cross que será vendido por aqui usará conjunto eletrificado. Com isso, ele fecha a trinca de híbridos no nosso mercado junto do CR-V híbrido e do Civic e:HEV que chega ainda nesse ano.

Honda HR-V
Honda HR-V / Civic Cross [divulgação]
Como HR-V americano / Civic Cross e o Civic dividem a mesma plataforma e comprovadamente o mesmo motor 2.0 aspirado, as chances de que o SUV use o conjunto híbrido igual ao do sedã são enormes. Ele conta com um 2.0 aspirado que funciona como gerador de energia para as baterias do conjunto elétrico.

Porém, em algumas situações bem específicas como na estrada, o motor a gasolina entra em ação já que ele é mais eficiente que o elétrico. A potência combinada é de 184 cv, igual ao do Accord recentemente descontinuado em nosso país. Consumo promete médias acima de 20 km/l no sedã, enquanto o SUV deve repetir os números do Accord por conta do peso extra e da aerodinâmica pior.

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