
Assim como não se vende mais sedã médio com câmbio manual há anos no Brasil, os SUVs em breve também seguirão pelo mesmo caminho. Nessa semana a Nissan matou o Kicks Sense manual no Brasil, enxugando a já pequena lista de SUVs com pedal de embreagem. Hoje são só e somente quatro modelos na categoria com transmissão manual.
O maior representante da resistência entre os SUVs com câmbio manual no Brasil é o Renault Duster. Além de ter boa receptividade da transmissão, ele recentemente ganhou uma nova versão com pedal de embreagem, a Intense que substituiu a pelada Zen. Das quatro versões do SUV, porém, três contam com câmbio automático.
![Suzuki Jimny Sierra 4You manual [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Suzuki-Jimny-Sierra-750x422.jpg)
Menos de R$ 100 mil
Para os que gostam dos SUVs derivados de hatches, há apenas duas opções manuais: JAC T40 e Fiat Pulse. O JAC é importado da China e é o único modelo da marca com motor flex – ironicamente sua versão automática bebe apenas gasolina. Custa R$ 98.990 na versão Pack 2 e R$ 101.990 na Pack 3. É o único SUV manual a ter duas versões disponíveis no Brasil.
>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação
>>Renault Duster turbo: cavalo que anda, bebe (e muito) | Avaliação
>>Kicks 2023 perde câmbio manual e ganha versão de R$ 110.990