Destaque

BMW apresenta a nova geração do 3.0 CSL com base no M4 CSL

BMW vendeu o 3.0 CSL pela primeira vez entre 1971 a 1975 e ganha uma nova geração para comemorar os 50 anos da divisão M Sport

BMW 3.0 CSL [divulgação]
BMW 3.0 CSL [divulgação]

Depois de muitos testes e alguns teaser, a BMW apresentou oficialmente a nova geração do 3.0 CSL, que surge depois da primeira geração, vendida entre 1971 a 1975. Essa geração nasce com base no M4 e comemora os 50 anos da divisão M Sport da BMW. Ele pretende ser tão exclusivo, que serão apenas 50 unidades vendidas em todo o mundo.

Visualmente, o 3.0 CSL se diferencia bastante até do desenho do M4 CSL. Na dianteira, ele traz uma enorme grade dianteira de duplo rim, com barras transversais na grelha da grade. Os faróis também são novos e ficam maiores. Ele ainda mantém detalhes em amarelo. O para-choque dianteiro ainda tem uma entrada de ar inferior bem ampla, assim como nas extremidades do para-choque dianteiro.

O capô é novo também. Para-choque dianteiro, capô, saias laterais e o para-choque traseiro possui detalhes em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Nas laterais, o esportivo tem rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira. Os pneus são específicos do 3.0 CSL, desenvolvidos pela Michelin e que trazem insígnia de 50 anos da divisão M Sport.

BMW 3.0 CSL [divulgação]
BMW 3.0 CSL [divulgação]
A traseira traz um aerofólio de teto e um aerofólio na tampa do porta-malas. Em relação ao M4, o 3.0 CSL traz novas lanternas, nova tampa do porta-malas e um novo para-choque traseiro. Este, traz saídas de escape duplas e centrais. A carroceria ainda possui a cor Branco Alpine e tem um processo especial de pintura de 6.700 horas de trabalho.

O interior possui um acabamento em couro Alcântara na cor preta e detalhes em fibra de carbono espalhados pelo habitáculo. O banco traseiro não existe mais e os bancos dianteiros passam a ser do tipo concha, M Carbon. Os apoios de cabeça ainda trazem placas de alumínio e o painel traz a numeração da unidade 00/50, que marca qual será cada versão. No demais, é basicamente o M4 CSL que conhecemos.

BMW 3.0 CSL [divulgação]
BMW 3.0 CSL [divulgação]

Cupê, esportivo e leve

Mecanicamente, ele usa um motor 3.0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 560 cv e 56,1 kgfm, junto de um câmbio manual de 6 marchas. De acordo com a marca alemã, toda a força é enviada para o eixo traseiro e o cupê possui um diferencial Active M. Ainda sobre seu conjunto mecânico, o esportivo é equipado com ajustes no chassi, tem suspensão adaptativa da M Sport e freios de carbono-cerâmica, também desenvolvidos pela M.

De acordo com a BMW, o 3.0 CSL mantém a tradição de ser um Coupé, Sport e Leichtbau (CSL, ou cupê, esportivo e de construção leve). Falando em peso, ele possui 1.624 kg, sendo 1 kg mais leve que o M4 CSL, de quem deriva diretamente. A BMW confirmou ainda que a produção de cada uma das 50 unidades vai levar cerca de três meses. Preços ainda não foram divulgados e é quase certo que todas as unidades já foram vendidas.

>>BMW confirma o lançamento de mais dois elétricos para o Brasil

>>BMW i4 tem o espírito M, mesmo elétrico | Impressões

>>Flagra: próximo BMW X2 vai seguir o estilo do Fiat Fastback