A BMW conseguiu aliar dois pilares quase que antagonistas com o M3, de um lado um carro sedã e do outro um esportivo. Como a indústria automotiva está se encaminhando para um futuro ecológico, a montadora deverá apresentar em 2027 o sedã M3 totalmente elétrico. Aliás, esta será a primeira vez que o modelo terá uma variante mais inovadora.
A confirmação do desenvolvimento de projeto foi dada pelo chefe de desenvolvimento de produto da empresa, Frank Weber, com alguns jornalistas, entre eles a equipe do CarSales.com.au. Ainda assim, Weber também afirmou que o sedã esportivo continuará tendo uma variante movida a combustão. Há especulações que ele utilize o motor 3.0 V6 turbo a gasolina atual, só que com modificações.
O novo BMW M3 equipado com motor a combustão passará por diversos testes, com o intuito de atender às normas do programa Euro 7. É esperado que o sedã utilize a plataforma Neue Klasse. Contudo, não há confirmação sobre essa informação. Vale lembrar que esta arquitetura está presente no conceito apresentado há pouco tempo, o BMW Vision Neue Klasse.
BMW M3 elétrico deve chegar em breve
Weber não revelou nenhum dado sobre a potência dos motores. Entretanto, ele disse que essa nova plataforma pode receber 4 motores elétricos e também dividir a potência entre os eixos dianteiro e traseiro. Ou seja, os pilotos poderiam acionar um botão no console e transformar o carro elétrico de tração integral em um veículo eletrificado e tração traseira.
Para a euipe de produção da BMW, o M3 100% elétrico deverá chegar ao mercado logo após a apresentação do sedã movido a combustão. Segundo Frank Van Meel, chefe do departamento da BMW M, a montadora alemã espera vender mais carros elétricos e híbridos plug-in do que em comparação com os carros a combustão a partir de 2028.
O que você achou do novo BMW M3? Será que chegará quando ao Brasil? Conte nos comentários
>>BMW i7 muda a percepção do que é luxo e tecnologia | Impressões