A BMW vem trabalhando para fazer com que toda a sua linha se torne puramente elétrica. Na Europa, os alemães trabalham em uma nova geração do Série 5 que terá uma versão elétrica (o i5), assim como o novo X2, que terá um iX2 em companhia. Durante o lançamento do i4 no Brasil, a marca confirmou o lançamento de dois novos elétricos já apresentados na Europa.
Trata-se de iX1, a versão elétrica da nova geração do X1, e do i7, versão elétrica da nova geração do BMW Série 7. Apesar das versões elétricas, é bem provável que as versões a combustão também venham ao nosso mercado. No X1, isso é certo que aconteça. A informação foi confirmada por Reiner Braun, CEO da BMW Group América Latina, em entrevista ao Automotive Business.
O iX1 é a versão elétrica da terceira geração do X1, apresentado recentemente. Aliás, os dois foram apresentados em conjunto, com as versões a combustão e elétrica. O iX1, com versão xDrive30, traz motor elétrico de 313 cv e 50,3 kgfm de torque, que permitem que ele acelere de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e a máxima de 180 km/h. Equipado com baterias de 64,7 kWh, o iX1 tem autonomia entre 413 km a 438 km.
Já o i7 foi apresentado junto com as versões a combustão do Série 7. Sua versão elétrica foi apresentada com a versão xDrive60. Ele tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, entregam 551 cv e 75,8 kgfm de torque. De acordo com a BMW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Contando com bateria de 101,7 kWh, ele possui uma autonomia de 625 km, no ciclo WLTP.
Ambos os modelos se reúnem com os três elétricos que a BMW vende em nosso mercado: i4, iX e iX. Até há pouco tempo, o i3 também era um dos carros que a marca vendia em nosso país, até o subcompacto elétrico sair de linha. A BMW não confirmou quando que os i7 e iX1 chegam no país, apesar confirmou como 2023.
>>BMW i4 tem o espírito M, mesmo elétrico | Impressões
>>BMW anuncia i4 no Brasil com autonomia beirando 600 km
>>Flagra: próximo BMW X2 vai seguir o estilo do Fiat Fastback