A luta entre Kleber Bambam e o tetracampeão mundial de boxe, Popó, deu o que falar neste final de semana. Como era esperado, Popó acabou com a luta de maneira rápida, com o combate não durando nem um minuto, já que o pugilista nocauteou seu adversário.
Mesmo que isso não tenha relação com o mundo dos carros, é possível fazer um paralelo com alguns modelos que nocautearam a concorrência e se tornaram absolutos no mercado. Confira a seguir alguns exemplos.
Fiat Strada
Quando foi lançada, em 1998, a Strada surgiu para substituir a Fiat Fiorino, que tinha seu público, mas não conseguia brigar com a VW Saveiro. Acontece que a Strada caiu rapidamente no gosto do público, se tornando líder já em 2000 e nunca mais perdendo o posto. Pouco a pouco, diversas concorrentes ficaram pelo caminho, como Ford Courier e Peugeot Hoggar. A Chevrolet Montana mudou radicalmente nesta geração e deixou de brigar com a Strada, enquanto a Saveiro ainda resiste, mas focando mais nas vendas comerciais.
Toyota Hilux
Assim como a Strada, a Hilux chegou ao Brasil com um mercado de caminhonetes já consolidado. Quando ela surgiu por aqui, Chevrolet e Ford eram sinônimo de picapes. No entanto, aos poucos, a Hilux conseguiu se tornar um dos carros mais dominantes do mercado. A virada foi em 2005, quando a sétima geração marcou uma enorme evolução da picape, com um conforto maior e um visual moderno.
Jeep Compass
O Renegade fez a Jeep ser uma marca de volume no Brasil, e coube ao Compass consolidar o sucesso. Desde que o SUV médio teve sua segunda geração lançada no país, ele se tornou um dos carros mais vendidos por aqui e líder absoluto do segmento. A idade já começa a pesar, e o Toyota Corolla Cross tem encostado nas vendas. Mas, até o momento, ninguém conseguiu tirar o Compass da liderança de seu segmento.
BMW Série 3
Nem sempre lembramos dos carros premium, já que se trata de um nicho de mercado. No entanto, o Série 3 é um enorme sucesso da BMW, aniquilando totalmente os seus concorrentes clássicos, o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. Já faz algum tempo que o sedã da BMW domina o segmento, tanto que ele tem produção nacional em algumas versões, o que certamente contribui para seu sucesso.
BYD Dolphin
Impossível não listar o BYD Dolphin nesta lista, já que ele contribuiu para uma grande mudança entre os carros elétricos. Quando foi lançado por R$ 150 mil, rapidamente a concorrência precisou se mexer para tornar seus modelos mais competitivos. Além disso, diversas pessoas passaram a considerar a compra de um elétrico, já que o Dolphin tem o mesmo preço que diversos SUVs compactos intermediários. Portanto, foi um nocaute na concorrência eletrificada e até mesmo em modelos a combustão.
Quais outros carros aniquilaram totalmente seus concorrentes? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil
>> Honda CR-V volta ao Brasil híbrido por R$ 352.900
>> Mercedes volta atrás em seu plano de ser totalmente elétrica