Apresentado em forma de produção no Salão de Paris 2022 como uma das grandes atrações do evento, o Jeep Avenger, também conhecido como mini Renegade, não traz opção de tração nas quatro rodas. Mas todo modelo da marca de SUVs da Stellantis, por essência, precisa ter uma versão 4×4. Para isso, a Jeep já tem uma solução em forma de conceito.
Apresentado como Avenger 4xe, o conceito antecipa a futura versão 4×4 do menor modelo da Jeep. A marca foi econômica nos detalhes, não revelando que tipo de conjunto mecânico o impulsionará. Contudo, o nome 4xe indica que ele pode ser híbrido. Atualmente todos os modelos da Jeep com esse sobrenome são híbridos plug-in.
No Brasil, temos o Jeep Compass 4xe com motor 1.3 turbo na dianteira e um elétrico na traseira. A Stellantis já revelou que o Avenger terá versões totalmente elétricas e a combustão, mas não híbrida plug-in por enquanto. Nenhum modelo do grupo com a base CMP / STLA Small do Peugeot 208 tem opção híbrida ou com algum tipo de tração na traseira.
Para o Avenger 4xe a Jeep pode estrear esse novo layout que também deve ser usado no Renegade de segunda geração. Basta saber se essa versão terá motor 1.2 PureTech na dianteira e um elétrico na traseira ou se serão usados dois motores elétricos (um em cada eixo) para prover a tração 4×4.
Parrudinho
Enquanto o conjunto mecânico é mistério, o visual já deixa bem claras as intenções do modelo. O para-choque é bem diferente das versões regulares, contando com mais área plástica e abertura de ar inferior maior. No Avenger 4xe, há luzes auxiliares extras logo abaixo dos faróis e na abertura de ar abaixo da grade sete fendas.
Adesivos no capô e elementos azuis fazem parte do estilo dos modelos híbridos da Jeep. O que chamou atenção é uma abertura de ar no capô, algo totalmente desnecessário em um carro elétrico – ou seja, crescem as chances de ter um motor a combustão ali. Nas laterais, ele recebeu para-lamas alargados, novas rodas e pneus off-road com sulcos bem marcados.
Seguindo o estilo da dianteira, o Avenger tem para-choque traseiro diferente com desenho mais parrudo e decorado com detalhes em prata e azul. A carroceria em bege é usada por outros modelos da marca. Já o rack de teto é exclusivo do modelo com tração nas quatro rodas.
Vale lembrar que o Jeep Avenger está confirmado para ser vendido na Eurpa, mas tem grandes chances de ser feito no Brasil para atuar abaixo do Renegade. Isso só será possível se a Stellantis trouxer a plataforma STLA Small para os modelos do lado FCA do grupo. A próxima geração do Renegade deverá ser feita em Betim com essa base.
>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação
>>Avenger (mini Renegade) estreia cheio de peças de Peugeot | Salão de Paris 2022
>>Jeep Renegade 2023 americano agora só 4×4 e com visual velho