
Nem sempre aquele que mais vende é o melhor de sua categoria. Em muitas situações, alguns carros verdadeiramente bons são injustiçados pelo público e ficam apagados no mercado. Mas será esse o caso do Volvo XC40?
SUV compacto de luxo mais vendido do Brasil, o sueco enfrenta concorrentes de peso como Audi Q3, Mercedes-Benz GLA, BMW X1, Land Rover Evoque e Jaguar E-Pace. Para saber se o Volvo XC40 é o SUV compacto de luxo definitivo, avaliamos a versão intermediária Inscription de R$ 234.950.

Melhor divórcio
Nesses 93 anos de história, talvez o melhor acontecido para a Volvo foi ter se divorciado da Ford. Ao ser adquirida pela Geely em 2010, a Volvo finalmente pode mostrar ao mundo seu potencial como fabricante de carros de luxo sem a intervenção de outra montadora para baixar custos.
E é nessa era que surgiu o XC40. Ele é a representação máxima da criatividade sueca, que fica exposta em detalhes. Começa pelo interior que é esmerado, luxuoso e bem feito. O acabamento tem poucas sessões de plástico, há muito material emborrachado e, nessa versão Inscription, uma elegante faixa de madeira contrasta com elementos pretos.
O XC40 ainda tem um lixinho próprio, elegantemente integrado ao console – nunca mais aqueles feios saquinhos de lava-rápido precisarão ficar expostos no interior do carro. Há ainda uma prática divisória de cargas no porta-malas capaz de dividir o espaço de 432 litros em duas partes. Tudo isso com a companhia de ganchos para sacolas.
A cabine ainda traz como elementos de sofisticação uma luz ambiente configurável em várias opções, bancos revestidos em couro bastante macio e carpete grosso por todo piso. Exposta como uma joia, a manopla de câmbio de cristal iluminado é exclusividade da versão Inscription, o que revela seu perfil mais elegante.
Um pouco além do compacto
Espaço interno é uma das grandes virtudes do XC40 frente aos seus concorrentes, em especial ao claustrofóbico Mercedes-Benz GLA. Com 4,42 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,62 m de altura, ele encosta nas medidas do segmento de médios e visualmente parece maior por conta do visual robusto.
O maior benefício desse porte avantajado está no interior. O motorista conta com muitas regulagens para banco e volante, o que permite encontrar a posição de dirigir perfeita. Contudo, condutores mais baixos podem ter dificuldade em enxergar o retrovisor corretamente, que fica posicionado para trás nas portas.
Típico SUV, ele tem posição de comando mais alta e com pernas mais dobradas, sem parecer um cadeirão infantil da lanchonete do shopping, vale destacar. Em longas distâncias, o XC40 não se mostra cansativo, especialmente por conta dos confortáveis bancos que abraçam bem o corpo.
Vitrine da tecnologia
Um dos grandes chamarizes dos atuais Volvo está na tecnologia. E como não poderia deixar de ser, o XC40 Inscription é recheado delas. Ele traz uma ótima central multimídia, fácil de usar e com tela de definição boa. Seu único defeito é exibir o Android Auto e o Apple CarPlay em corte, tornando a visualização pequena.
Há ainda painel de instrumentos totalmente digital com mapa na parte central. Um dos pontos interessantes é que ele exibe algumas construções em 3D. Por lá também são exibidas informações como velocidade da via e distância até o próximo radar.
Há ainda frenagem autônoma de emergência (um tanto quanto precavida demais e causadora de dois sustos durante a semana que testei esse Volvo), alerta de tráfego cruzado, farol alto automático e facho direcional, porta-malas com abertura elétrica com sensor de proximidade e câmera de ré com alta definição, mas lente tão aberta que chega a confundir nas manobras.

Serenidade e conforto
Enquanto seus rivais X1 e GLA pendem para o lado esportivo da sigla SUV, o Volvo XC40 é voltado para o conforto. Ele tem rodar suave e silencioso, com excelente absorção das imperfeições do asfalto e pouco ruído vindo dos pneus, mesmo acompanhados de rodas de 19 polegadas e pneus de perfil médio.
A direção é leve nas manobras e pouco transmite do que acontece no asfalto, combinando com sua proposta mais voltada a uma condução relaxada. Já a suspensão está mais parecida com a de um sedã do que de um SUV. Em buracos o XC40 reclama e faz barulho, mas a carroceria fica firme e estável em curvas mais fortes ou na estrada. É notável a solidez do conjunto e como o Volvo anda macio.
Não significa, porém, que não seja um conjunto eficiente. Afinal, a integração entre o 2.0 turbo e a transmissão automática de oito marchas é afinada. O XC40 retoma rápido quando necessário e ganha velocidade com pouco esforço e ou fazendo com que transmissão relute para baixar uma ou duas marchas.
Veredicto
O fato de o Volvo XC40 vender bem é puro mérito de seu conjunto muito bem acertado. Ele tem ótima lista de equipamentos, espaço interno farto, é seguro, confiável, bem acabado e bonito. Não vai ser o SUV que vai te empolgar ao volante, pois a pegada é o conforto.
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