
Com tantas novidades no mercado automotivo sendo reveladas a cada mês, a concorrência que não se mexe fica para trás logo. A Renault até que tentou correr atrás do prejuízo renovando Logan e Sandero em 2019, mas não foi suficiente. O estigma de carro de Uber grudou no Renault Logan e o efeito foi sentido.
A marca foi reduzindo gama de versões, cortando opcionais e chegou em um momento em que o Logan é vendido somente em duas versões com duas opções de motor. Quer câmbio automático? Não existe mais no Logan – isso depois de uma demora gigantesca até que a opção CVT chegasse a ele.
Isso faz da versão Zen 1.6 de R$ 74.990 a mais cara da gama – uma variante que, até então, era a segunda mais barata. Mas será que vale à pena optar pelo Renault Logan frente a tantos concorrentes mais modernos? E ainda: ele ainda é atrativo mesmo depois que o Taliant foi revelado lá fora?
![Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Renault-Logan-Zen-7_edited-750x451.jpg)
Questão surpresa
Focado em mercados emergentes e de baixo custo, o Renault Logan surpreende por uma condução divertida. A versão avaliada conta com motor 1.6 SCe quatro cilindros aspirado de 118 cv e 16 kgfm de torque. Ele é combinado a uma transmissão manual de cinco marchas – justamente o grande trunfo desse Logan.
Enquanto alguns rivais apostam em motores turbo, o sedã da Renault continua com um aspirado. E por conta da carroceria com peso baixo (1.080 kg), o Logan é surpreendentemente divertido de dirigir. O motor tem boa elasticidade e não apresenta falta de força. Sem contar que não tem o mesmo buraco de torque que o Sandero 1.0 GT Line apresentou.
Para não ter dificuldade quando carregado, o Logan tem primeira marcha curta. Até um pouco mais do que o necessário, diga-se de passagem. Já a quinta marcha poderia ser mais longa para baixar a rotação na estrada.
Sutilezas
Vale um elogio também para o sistema start-stop do Logan. Ele atua rapidamente e com suavidade notável, especialmente ao desligar o motor. Como o trabalho de contenção de vibrações da Renault foi bem feito, o a atuação do sistema é pouco sentida e bem-vinda no dia-a-dia.
Meios termos
Mas por ser um projeto mais antigo, ele começa a derrapar em algumas questões. No caso, literalmente. Com pneus 205/55 R16 calçados em calotas, o Logan gosta de cantar nas curvas. Basta entrar com um pouco mais de força, que os pneus chegam ao seu limite e reclamam de maneira estridente.
Isso não significa, porém, que o Logan seja o tipo de carro que não pode ser divertido nas curvas. É que ele só chega ao seu limite cedo demais. Em compensação, a suspensão lida bem com asfalto ruim e não faz barulho mesmo em fortes solavancos. É um conjunto verdadeiramente robusto. Na estrada, porém, ele flutua mais do que deveria e parece molenga.
Simplicidade
Ainda que essa seja a versão topo de linha do Logan no Brasil, ele é um carro simples. Não há rodas de liga-leve, nem mesmo retrovisores elétricos. O acabamento é simples, mas com bons encaixes e qualidade apenas ok dos plásticos. Um pouco de tecido na porta disfarça a simplicidade.
A lista de itens de série também não vai muito além do básico. Ainda que conte com faróis com LEDs diurnos e quatro airbags como diferenciais na categoria, o Logan Zen não vai além do ar-condicionado, direção assistida só com regulagem de altura, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ré, travas e vidros elétricos.
Então qual o motivo para ser tão amado pelos motoristas de Uber? Simplesmente pelo fato de ter um interior exemplarmente espaçoso e um grande porta-malas de 510 litros. Como a posição de dirigir é mais alta, o Logan não obriga motoristas mais altos a colocar o banco tão para trás, salvando as pernas dos passageiros.
Há espaço lateral para três pessoas sem grande dificuldade. E os bancos são confortáveis. Não tanto quanto os do Nissan Versa, mas suficientes para não sofrer com dores na coluna depois de alguns quilômetros.
![Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Renault-Logan-Zen-9_edited-750x450.jpg)
Veredicto
O Renault Logan é um dos raros casos de carros que surpreendem ao dirigir. Ele não foi criado com o intuito de divertir ao volante. Só que, no final das contas, é uma experiência agradável e mais memorável que muitos sedãs que tão emocionantes ao volante quanto ver a comida esquentar no microondas.
Ainda assim, pagar R$ 74.990 em um carro com projeto mais antigo e com rivais mais modernos ou turbinados na mesma faixa, é um tanto quanto complicado. É a faixa onde está o Nissan Versa Sense (R$ 76.890) e o Chevrolet Onix LT Turbo (R$ 73.260) – carros igualmente espaçosos, com lista de itens de série equivalente e com câmbio manual.
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