
Alguns carros vivem um irônico paradoxo: suas versões de entrada são mais legais que as variantes mais caras e lotadas de equipamentos. É assim com o Hyundai HB20, que tem o melhor conjunto na versão Sense basicona. E a fórmula se repete com o Nissan Versa Sense Manual. Seria uma pura coincidência os dois chamarem Sense?
Por R$ 83.690, ele é uma alternativa com preço intermediário entre o Chevrolet Onix Plus LTZ Manual e o Volkswagen Virtus MSI manual. Mas o que surpreende é que o japonês entrega uma boa lista de itens de série. Além de uma surpreendente condução divertida, mais até do que ele deveria.
Números e realidade
Em um mundo em que concorrentes como Onix Plus, Virtus e HB20S contam com versões turbo (sem câmbio manual no caso dos dois últimos), os números do Nissan Versa não parecem muita coisa. São 114 cv e 15,5 kgfm de torque.
O motor 1.6 mais que dá conta do recado. Ele tem boa oferta de torque, mesmo em baixas rotações (algo não comum em motores aspirados). O Versa não passa vergonha em retomadas e tem força pronta ao pressionar o pedal do acelerador.
Manual da alegria
Essa sensação é ampliada graças a ao bom casamento entre o motor 1.6 com a transmissão manual de cinco marchas. Trocas são bem curtinhas, precisas e macias. Os engates produzem um pequeno barulho de clique que instiga até mesmo condução mais esportiva.
Além disso, faz falta uma sexta marcha. A rotação do Nissan Versa fica muito alta na estrada. A 100 km/h o conta-giros belisca os 3.000 rpm. E motor teria força para se manter em velocidade de cruzeiro mesmo com rotação mais baixa. Por isso uma marcha mais seria ótima para o sedã compacto.
Ao menos o isolamento acústico é bom, suficientemente para manter o som do motor lá fora em alta rotação. O que também o Versa Sense entrega é uma boa condução nas curvas. Ele tem uma surpreendente tendência de escapar a traseira, deixando tudo mais divertido. Não é arisco, já que é um carro naturalmente de tração dianteira. Mas ele dá suas rabeadas de maneira instigante.
Algumas falsidades
Aliás, mesmo sem couro no volante, o revestimento plástico tem qualidade. Além disso, o volante tem belo desenho, boa empunhadura, comandos de fácil acesso e ajuste de altura e profundidade. Só poderia trocar a iluminação laranja por algo mais moderno.
O acabamento é de qualidade, apesar de só ter plástico duro. Sabe a faixa de couro bege no painel? É plástico com costuras fakes na versão Sense. O Nissan Versa só tem couro ali na versão Exclusive. Além disso, há fibra de carbono falsa no painel e nas portas. Ao menos tem bons encaixes e materiais de qualidade.
Por falar em amplitude, o Nissan Versa continua a ser um verdadeiro latifúndio intento. O espaço na segunda fileira é enorme, generoso suficientemente para dobrar a perna de um passageiro alto mesmo atrás de um motorista de igual grande porte. Porta-malas com 482 litros é mais que suficiente para várias tranqueiras, malas e mochilas.

Complemento recheado
Ser uma versão de entrada já há anos não é mais sinônimo de carro básico. Mas o Versa Sense vai bem além. Já vem de série com chave presencial, retrovisores elétricos e vidros elétricos nas quatro portas. Algo que nem todos os seus rivais contam com.
A direção tem assistência elétrica, há comandos de som no volante, assistente de partida em rampa, sensor de ré, banco com regulagem de altura, além de um sistema de som simples com Bluetooth. Confesso que uma central multimídia é o único item que falta a ele.
Visualmente há de destacar também que o Versa parece um carro mais sofisticado. Ainda que a versão de entrada use calotas com desenho simples. O sedã é elegante, com visual levemente esportivo e completamente oposto do sem graça e até feio modelo anterior, ainda vendido como V-Drive.
Veredicto
O Nissan Versa Sense Manual é um carro que surpreende por ser bem mais gostoso de dirigir do que aparenta ser. É um carro de entrada que fornece uma ótima lista de itens de série, aliada a equipamentos não esperados nessa faixa base.
Gostoso de dirigir (mais que o automático), com ótimo conjunto mecânico, boa lista de itens de série, o Versa Sense manual apela para a racionalidade. Ainda assim, diverte e agrada. Um belo sedã que deve ser aproveitado antes que suma.
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