Destaque

Audi TT sai de linha com série especial exclusiva para um país

Esportivo que consolidou a marca alemã nos anos 90, o Audi TT se despede depois de 25 anos de maneira bastante discreta

Audi TTS Final Edition [divulgação]
Audi TTS Final Edition [divulgação]

Um tanto esquecido nos últimos anos, o Audi TT saiu de linha oficialmente. Depois de 25 anos de estrada, o esportivo se despede de uma forma meio melancólica e sem muito alarde. Tanto que a série de despedida, a Final Edition, será lançada apenas para a Inglaterra, deixando outros mercados importantes de fora.

Essa edição final do esportivo estará disponível nas carrocerias cupê e conversível. As principais mudanças visuais são nos detalhes em preto, como nos retrovisores e aerofólio. Além do TT convencional, a Final Edition será oferecida para o TTS, modelo mais apimentado.

Com isso, a história do carro chega ao fim após três gerações. A primeira aparição pública do Audi TT foi no Salão de Frankfurt de 1995, ainda como conceito. O design bem equilibrado e limpo conquistou o público logo de cara, e o modelo entrou em linha em 1998.

Audi TTS Final Edition [divulgação]
Audi TTS Final Edition [divulgação]
A plataforma escolhida para a primeira geração foi a do VW Golf de quarta geração, que também foi usada no Audi A3 da época. Anos depois, em 2006, a segunda geração do TT foi lançada com a mesma fórmula, utilizando a base dos primos Golf/A3 da época.

A segunda versão do esportivo atualizava o design e trocava a plataforma por uma mais moderna, mas mantinha a silhueta marcante da primeira geração. Essa receita foi seguida também na terceira, e última, geração. Apresentada em 2014, ela novamente renovou o modelo sem perder a característica principal.

Audi TTS Final Edition [divulgação]
Audi TTS Final Edition [divulgação]
Com o fim do TT, a Audi dá adeus a um dos modelos que ajudaram a definir a fase moderna da empresa. Afinal, o esportivo atraiu um público novo e colocou a marca das quatro argolas no patamar atual de referência em desempenho e design. Por isso, a despedida do carro é um tanto melancólica e sem todo o prestígio que merecia ter, pela importância histórica do esportivo.

>> Fiorino da Volkswagen ganha motor de Audi com 736 cv

>> Recall da Tesla convoca 362 mil carros por sistema autônomo

>> Volkswagen Polo Track aguenta o tranco do Gol | Impressões