Antes de matar o TT, Audi quase o transformou em uma família

Planos iniciais da Audi com a terceira geração do TT provia três derivados, sendo um SUV, uma perua aventureira e um sedã

Audi TT Off-road [divulgação]
Audi TT Off-road [divulgação]

O Audi TT recentemente nos deixou, mas por pouco ele não se tornou uma linha de modelos. Em 2014, quando a marca estava prestes a lançar a terceira geração de seu icônico cupê, surgiu a ideia de transformá-lo em uma família. Foram apresentados três conceitos de propostas distintas, mas que nenhum chegou à produção.

O primeiro deles era, na realidade, uma perua. Chamada de Audi AllRoad Shooting Brake Concept, essa perua com pegada aventureira servia, na realidade, para antecipar as linhas que seriam aplicadas no novo Audi TT. Era possível ver o desenho básico dos para-choques, faróis e lanternas.

Contudo, da perua aventureira conceito para o modelo final, a Audi escondeu elementos internos das luze e modificou um pouco o interior. Ela contava com motor 2.0 TFSI quatro cilindros turbo, que foi parar no TT de produção. Contudo, a perua aventureira era híbrida, contando com motor elétrico na dianteira e traseira, algo que nunca aconteceu com o cupê.

Audi AllRoad Shooting Brake [divulgação]
Audi AllRoad Shooting Brake [divulgação]

A Shooting Brake nem nome do TT carregava, por isso não foi de fato cogitada para produção. A ideia da Audi, na realidade, tinha mais ligação com dois modelos com potencial de mercado gigante: o TT Sportback e o TT Off-Road, ambos apresentados após o lançamento da quarta geração do cupê.

Audi AllRoad Shooting Brake [divulgação]

Rival do CLA

O TT Sportback ofereceria o mesmo formato e pegada do cupê, mas com duas portas a mais. A ideia era a mesma da diferenciação que já ocorria com A5 e A5 Sportback. Por isso, a mira da Audi estava apontava para o Mercedes-Benz CLA, que nunca teve um rival direto feito pela marca das quatro argolas.

Audi TT Sportback [divulgação]
Audi TT Sportback [divulgação]

Ele foi seriamente cogitado para produção e teria potencial de vendas bem mais alto que o TT original, especialmente por conta da alta aceitação dos modelos Sportback da Audi. Nele, a marca usou motor 2.0 quatro cilindros turbo com 400 cv e 45,9 kgfm. Não havia motorização híbrida, até porque a ideia era levá-lo para as ruas.

Audi TT Sportback [divulgação]
Audi TT Sportback [divulgação]

Audi TT SUV

Quem voltou com a ideia de um TT híbrido foi o conceito TT Off-road. O modelo era um SUV cupê que acabou inspirando as linhas do Q4 e-tron Sportback lançado quase dez anos depois. Sua concepção visava quatro portas, como o Sportback, mas altura elevada de carroceria e pegada aventureira, como a Shooting Brake.

Audi TT Off-road [divulgação]
Audi TT Off-road [divulgação]

O modelo recebia rodas maiores, arcos de roda que ficavam marcados até no capô, muito plástico cinza na parte inferior e elementos de estilo típico dos modelo Q da Audi. A traseira era mais semelhante à do cupê do que a do Sportback. Mas, o vidro traseiro inclinado o deixava mais próximo do Q3 Sportback do que do Q3 normal.

O que talvez tenha colocado a pá de cal sobre o TT Off-road foi o fato de que o Q3 de segunda geração já tinha a versão Sportback em planejamento. O modelo derivado do Audi TT acabaria por usar do mesmo segmento. Além disso, ele vinha com sistema híbrido de 407 cv e 66,3 kgfm de torque com dois motores elétricos, 

Audi TT Off-road [divulgação]
Audi TT Off-road [divulgação]

Qual desses modelos da família TT você gostaria que a Audi tivesse produzido? Conte nos comentários.

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