Destaque

Audi vai lançar uma RS6 Avant ainda mais extrema

Durante evento, diretor da Audi prometeu uma versão ainda mais potente da RS6 Avant, que deve superar os 630 cv da atual

Audi RS6 Avant Performance [divulgação]
Audi RS6 Avant Performance [divulgação]

A Audi RS6 Avant atual ainda não alcançou todo o seu potencial, mesmo sendo um modelo de altíssimo desempenho. Isso porque o diretor geral da divisão Audi Sport, Sebastian Grams, disse que uma versão ainda mais extrema da perua esportiva está em desenvolvimento.

Lançada no final do ano passado, a RS6 Performance é atualmente a versão mais poderosa do modelo, com o motor V8 biturbo 4.0 litros. Ela produz 630 cv e 86,6 kgfm de torque. 

Como resultado, a versão mais radical da perua faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Embora esses números já sejam impressionantes para um veículo familiar, o diretor geral da divisão Audi Sport sugeriu que ainda é possível otimizar mais o RS6.

Audi RS6 Avant Performance [divulgação]
RS6 Avant Performance [divulgação]
O executivo não deu nenhuma dica sobre o estilo da nova variante do modelo, mas pode ser que o Audi RS6 GTO Concept, criado em 2020 para homenagear o Audi 90 Quattro de corrida, seja uma inspiração. Mesmo assim, como uma opção de produção, o modelo deve ser mais usável que o conceito, já que ele era praticamente um veículo de competição.

Além do sistema de potência modificado, o RS6 aprimorado também poderia ganhar um conjunto de chassis revisado para acompanhar o aumento de desempenho. O modelo atual já está disponível com tração nas quatro rodas, diferencial traseiro esportivo e freios de cerâmica de carbono, mas a Audi sempre pode melhorá-lo ainda mais com novas configurações de suspensão, direção e eletrônica.

Audi RS6 GTO Concept [divulgação]
Audi RS6 GTO Concept [divulgação]
Essa revelação de uma RS6 Avant mais potente foi feita durante o evento em comemoração ao 40º aniversário da Audi Sport, onde o diretor da divisão também deu um indício de uma variante mais poderosa do RS3, equipada com um motor cinco cilindros não-híbrido aprimorado.

Dessa forma, além da perua esportiva, fica a expectativa do modelo menor também passar por um upgrade. E como essa deve ser a última safra dos modelos RS a combustão, pode ser que diversas séries de despedida para celebrar o fim desta era sejam lançadas nos próximos anos.

>> Audi RS3 terá versão mais potente para engolir o Mercedes A45

>> Ex-chefão da Audi admite culpa no caso do dieselgate

>> Os 10 carros mais rápidos fabricados no Brasil