A Audi vai desenvolver um novo utilitário esportivo de grande porte, maior que o Q7. Você até poderia imaginar que o Q8 cumpre essa função, mas não. O Q8 possui os mesmos 4,994 metros de comprimento do Q7 e não tem uma proposta tão familiar, tendo um perfil mais cupê e esportivo. Assim, a Audi vai partir para o grandalhão Q9, que vai romper facilmente a barreira dos 5 metros de comprimento.
O desenvolvimento desse novo utilitário esportivo colocará a Audi para concorrer com BMW X7 e Mercedes-Benz GLS, podendo ainda brigar com modelos como o Land Rover Range Rover. O Q9 não é um assunto novo dentro da marca das argolas, mas, até o momento, não se tinha uma confirmação sobre sua criação. Pelo menos, não mais. De acordo com informações do site Automotive News, a Audi confirmou aos concessionários norte-americanos que o Q9 será apresentado em meados de 2025.
Rumores dão conta de que a novidade será um dos últimos lançamentos da marca com um motor a combustão eletrificado, visto que, após 2026, a Audi quer lançar apenas carros elétricos. Na mecânica, estima-se que ele seja equipado com motores V6 ou V8 TFSI junto de auxílio de um motor elétrico, podendo ser um híbrido-leve de 48V ou um híbrido tradicional (seja ele HEV ou PHEV). Não se descarta ainda a chance de criar versões esportivas, como um SQ9 ou RSQ9, que poderiam aparecer com um conjunto híbrido.
Modelos do porte do Q9 ainda chamam atenção de alguns mercados, como na América do Norte e na China, sem comentar ainda o Oriente Médio. Com espaço para sete ou oito ocupantes, o futuro Q9 pode ter opções mais luxuosas, que viriam com espaço para quatro ocupantes, sendo a segunda fileira com duas poltronas, oferecendo uma série de comandos que seriam operados pelos passageiros.
Mercedes-Benz SLS AMG: o asa de gaivota que já é um clássico
Royal Enfield Hunter 350 é lançada e chega ao Brasil em 2023
Toyota apresenta a nova geração do Yaris que não teremos no Brasil