![Audi Q8 [Auto+ / João Brigato] Audi Q8 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Audi-Q8-24_edited-990x556.jpg)
Desde que o Porsche Cayenne provou que dá para fazer um SUV gigantesco com pegada esportiva, todas as marcas de luxo foram atrás. A Audi há anos tem SUVs, mas só arriscou se intrometer no território do primo em 2018 com o lançamento do Q8. Ele assumiu o posto de topo de linha da marca, mas isso lhe causou múltiplas personalidades.
Tal qual o(s) personagem(s) de James McAvoy no filme Fragmentado, o Audi Q8 consegue se transformar em carros de comportamentos completamente diferentes ao apertar de um botão. Ao mesmo tempo em que cumpre diversos papéis dentro da linha Audi. Por R$ 699.990, a versão Performance Black mostra esse lado multifacetado do modelo.
Jamanta
O que mais impressiona no Audi Q8 é seu tamanho. Ele não parece tão grande nas fotos quanto verdadeiramente é ao vivo e ao volante. São proporções semelhantes aos salsichões alemães quando comparados às tímidas salsichas brasileiras que você encontra no açougue do supermercado no Brasil.
O disso é um visual estonteante. O Q8 parece um carro forte, não no sentido de robustez, mas no de cavalaria, potência e esportividade. A dianteira com grade frontal gigante integrada aos faróis dá um olhar agressivo que faz qualquer um abrir passagem ao ver o Audi pelo retrovisor. Mas a traseira truncada e com vidro bem inclinado trazem a ele uma pegada cupê bela.
Paizão
Parte dessas proporções generosas criam dois efeitos no Audi Q8: muito espaço interno e dinâmica de gente grande. Tudo bem que não terá os sete lugares como existe no Q7, mas os cinco passageiros que cabem no Q8 serão muito bem atendidos. O SUV é espaçoso nos quatro cantos e ninguém vai reclamar disso.
O tamanho extra largo do Q8 fica claro ao perceber que o console central é tão largo que caberia facilmente uma pessoa sentada ali. Ele é alto e divide a cabine em duas zonas individuais para motorista e passageiro. A vantagem é que há bastante espaço para cacarecos variados por ali.
E tudo nele é grande: o volante é maior do que precisava, a manopla de câmbio também, as telas e até alguns botões. Aliás, as telas merecem grande destaque. O painel de instrumentos é bem completo, com ótima definição e mudanças rápidas de menus, algo que não acontece em todos os modelos com cluster digital.
Já a central multimídia é referência em facilidade de uso e velocidade de navegação. O mais legal é que ela e a tela do ar-condicionado precisam ser pressionadas como um botão físico para funcionar (fora do Android Auto e do Apple CarPlay). Isso ajuda a dar certeza sobre o local em que está clicando. Até o barulho é igual ao de um botão físico.
Na tela do ar-condicionado, o Q8 tem diversos atalhos e gestos que podem ser feitos para comandar mais rapidamente o sistema. Basta arrastar a barra de temperatura para um ponto exato para selecionar o grau ou juntar os dois dedos como se tirasse o zoom de uma foto para sincronizar as temperaturas. Genial.
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Smartphone
Mas não é só sobre telas o Audi Q8. Ele é bem recheado de tecnologias e mimos para agradar aos passageiros. A mais interessante de todas é a visão noturna, a qual permite enxergar pessoas a noite pelo painel de instrumentos mesmo em regiões muito escuras e em áreas que o farol não alcança.
Ele tem piloto automático adaptativo que funciona com maestria e precisão, tal qual o sistema de manutenção em faixa. A lista de itens de série ainda agrega vetorização de torque, câmeras 360° com função 3D, controle de tração e estabilidade, seis airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, ar digital de quatro zonas e chave presencial.
Biblioteca
Se até agora algumas das personalidades do Audi Q8 convergem para uma mesma direção, ao volante tudo muda de acordo com o modo selecionado ou o estilo de condução. Debaixo do capô reside um motor 3.0 V6 de 340 cv e 51 kgfm de torque gerenciado por uma transmissão automática de oito marchas.
Em Comfort, o Q8 fica um pouco mais comedido na hora de engolir marchas, mas segue silencioso, pacato e elegante, com trocas imperceptíveis. É essa a melhor combinação para passeios longos e estrada. Como o SUV é bem isolado acusticamente, terá um carro que roda como um tapete mágico de maneira serena previsível.
Há também de pontuar que o acelerador tem um incômodo delay em qualquer modo de condução. Você pisa e o Q8 demora alguns segundos para processar que você quer sair. Fica aquele sentimento de: “vamos, meu filho”. Só que ele não nega fogo nunca, sendo um carro bastante forte nas acelerações.
Rolo compressor
E é justamente no modo Dybamic que ele mostra sua veia esportiva. O V6 ronca alto, acelera forte e te faz grudar no banco. Consegue entender como um SUV enorme de duas toneladas (2.270 kg) chega aos 100 km/h em 5,9 segundos? Em linha reta, ele dispara com toda força e ímpeto de um hatch compacto.
Ele só não é mais rápido e ágil em uma estrada sinuosa porque é um carro grande demais e pesado demais. Se fosse elétrico teria centro de gravidade mais baixo por conta das baterias e poderia lidar melhor com essa dinâmica. Nesse caso, o Porsche Cayenne ainda tem algumas lições para ensinar ao seu primo.
Outro ponto é a suspensão. Ela é confortável para estradas e ruas bem asfaltadas. Mas o Q8 é um SUV que não gosta de buraco ou off-road. Ele reclama de imperfeições, bate seco e faz barulho ao atingir um buraco. Se comporta da mesma maneira que um sedã alemão típico nos buracos, ainda que incline mais do que deveria nas curvas.
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Veredicto
Grande demais, luxuoso e bonito, o Audi Q8 consegue ainda ter o fator Uau mesmo depois de quatro anos de estrada. Ele se propõe a ser esportivo, mas não está no mesmo nível do Porsche Cayenne. Só que não há problema nisso: afinal quem quer o Cayenne, que vá na Porsche – ou na Lamborghini atrás do Urus.
A pegada é outra: quer um carro confortável para dirigir muitos quilômetros sem cansar? O Audi é assim. Gosta de abusar da aceleração e fazer curvas sinuosas? O Q8 vai bem nessa tarefa também, apesar de não ser referência. São muitos modelos em um, muitos Audi em um. E ainda totalmente fora do típico padrão da marca de porte, já que parece um SUV americano.
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