Os fãs dos modelos esportivos da Audi com motores V6 e V8 podem respirar aliviados. Por mais que a eletrificação seja inevitável e a rival Mercedes-Benz tenha tirado o motor de 8 cilindros do C63, a marca das quatro argolas seguirá desenvolvendo esportivos da divisão RS com motores maiores.
Quem garante isso é o chefe de marketing de produto da Audi Sport, Constantin Dressler, que deu recentemente uma entrevista ao site CNet e garantiu que esta será a decisão da marca. Porém, mesmo mantendo os motores maiores na gama, a Audi vai seguir a eletrificação de sua linha.
Segundo Dressler, a Audi vai eletrificar seus esportivos, mas sem fazer um motor de quatro cilindros, numa clara indireta ao rival C63 da Mercedes. E como o Audi RS Q5 Competition deve ser lançado em breve, a expectativa é que o modelo se torne o primeiro da linha RS com motor híbrido.
Alguns boatos apontam que o SUV esportivo utilizaria o motor V6 2.9 biturbo do atual RS5 Competition em associação a um conjunto elétrico. Porém, o foco seria no desempenho, e não na economia de combustível. No RS5, o propulsor a gasolina entrega 450 cv e 61,2 kgfm de torque. Com o acréscimo de um motor elétrico, o RS Q5 pode ultrapassar os 500 cv com o seu conjunto híbrido.
Porém, esta é apenas uma especulação, já que o executivo da Audi não mencionou em nenhum momento o conjunto mecânico do SUV esportivo, e nem se de fato o modelo será lançado. O que é certo é que ao menos por enquanto os carros RS da Audi continuarão a ter mais de quatro cilindros.
>> Audi na F1: marca confirma entrada no grid a partir de 2026
>> Geely quer tudo da Mercedes e compra 7,6% da Aston Martin
>> Fábrica da Volkswagen ia falir se fizesse rival da Fiat Fiorino