![Audi Q3 Sportback 45 TFSI e [divulgação] Audi Q3 Sportback 45 TFSI e [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/12/audi-q3-sportback-45-tfsi-e-2021_edited-990x556.jpg)
A Audi vai voltar a ter carros com passaporte brasileiro. A partir de 2022, o Volkswagen T-Cross voltará a ter a companhia de modelos das quatro argolas em sua fábrica em São José dos Pinhais. Por lá também era produzido o Fox, morto neste ano para ampliar a produção do SUV compacto da Volkswagen.
Em fevereiro de 2021, a Audi encerrou a produção do A3 no Brasil em preparação para o lançamento da nova geração. Feito que ocorreu no mês passado e que o Auto+ já teve a oportunidade de experimentar. Ainda sem definir o mês, a Audi anunciou que em meados do próximo ano volta a fazer carros no Brasil.
De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”.

Os escolhidos foram os SUVs compactos de luxo Q3 e Q3 Sportback. A fabricação, contudo, terá pouco conteúdo nacional. A Audi confirmou que o Q3 regular e seu irmão cupê terão conjuntos enviados de Györ, Hungria, para serem montados no Brasil. A grande novidade, no entanto, é que o Q3 brasileiro será mais potente que o gringo.
Hoje, o Audi Q3 é importado para o Brasil em versões com motor 1.4 TFSI. Esse motor também é usado no A3, mas em um lote bem pequeno. Ao que tudo indica, a Audi vai descontinuar esse motor de sua linha, passando a trabalhar somente com o 2.0 TFSI para seus modelos menores.
>>A3 2022 está em seu estado de arte | Impressões
>>JAC E-J7 quer brigar com Audi e BMW usando a eletricidade
>>A6 é o melhor carro que você não lembrava que existe | Avaliação