A Audi revelou as primeiras mudanças visuais desde a apresentação do e-tron e e-tron Sportback, lançados em 2018 e em 2019, respectivamente. Os dois utilitários esportivos elétricos receberam novo design e um novo nome. A dupla passa a ser batizada de Q8 e-tron para o antigo e-tron e Q8 Sportback e-tron para o antigo e-tron Sportback.
A mudança se dá para evitar confusão, já que todo Audi elétrico tem sobrenome e-tron. Vale lembrar que o Q8 a combustão continua em linha. Os dois vão se fundir em meados de 2026, de acordo com alguns rumores. Visualmente, as mudanças da linha Q8 e-tron são bem sutis. Na dianteira, os modelos recebem grade dianteira com uma faixa iluminada em LED e uma nova grade dianteira, com elementos vazados.
A grade dianteira ainda recebe um acabamento em preto brilhante no contorno que a interliga aos faróis. O para-choque dianteiro ainda traz um novo desenho, com uma entrada de ar trapezoidal abaixo e nas extremidades há um acabamento em preto brilhante. Nas laterais, as mudanças se restringem às novas rodas de liga leve, que ganham desenho mais aerodinâmico.
De traseira, Q8 e-tron ganha pequenas mudanças no layout das lanternas. Por fim, o para-choque traseiro também traz um novo desenho em preto brilhante, integrado a um difusor, e com refletores nas extremidades. Por dentro, a Audi traz um novo volante como uma das principais mudanças.
O acabamento interno recebe materiais feitos com garrafas PET recicladas, assim como novos isolantes de calor e acústicos. Os bancos ainda recebem uma nova padronagem, com estofamento em tecido sintético que imita couro, o Dinamica, feito em 45% de poliéster e com materiais reciclados, como garrafas PET também.
Q8 eletrizante
Na mecânica, a Audi vai oferecer o Q8 e Q8 Sportback em três configurações: 50, 55 e SQ8. O 50 e-tron traz um motor elétrico de 312 cv e 55,1 kgfm de torque, com uma bateria de 95 kWh. Esta, maior que sua anterior (71 kWh), oferece uma autonomia de 480 km (34 km a mais). Já a motorização 55 e-tron mantém o motor de 408 cv e 67,7 kgfm de torque, com baterias de 114 kWh.
Essa versão traz uma nova bateria, que oferece uma autonomia 30% maior, chegando aos 580 km no Q8 e 600 km no Q8 Sportback. A mesma bateria está no SQ8, com autonomia de 500 km. No caso da versão esportiva, ele desenvolve 503 cv e 99,2 kgfm. Diferentemente do que acontecia antes, o SQ8 passa a estar disponível também no Q8. Ele pode ser recarregado em estações de recarga rápida de 150 kW a 170 kW, que recuperam de 10% a 80% da autonomia em 31 minutos. Ainda terá uma opção de Wallbox.
Mecanicamente, o Q8 e-tron recebeu suspensão recalibrada e direção elétrica mais direta. As buchas ficam mais rígidas na suspensão dianteira. O SUV ainda recebe placas inferiores que auxiliam o fluxo de ar e, claro, a autonomia. No Brasil, a marca deve trazer as novidades em 2023. O Q8 e Q8 Sportback e-tron começam as vendas na Europa a partir de fevereiro do ano que vem.
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