![Picape Audi [Uness Design] Picape Audi [Uness Design]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Picape-Audi-Amarok_edited.jpg)
Depois dos SUV, o próximo tipo de segmento da moda será o de picape. Os modelos de porte médio ganharão mais relevância e força no mercado, enquanto as intermediárias como Fiat Toro e Ford Maverick verão suas concorrentes triplicarem rapidamente. Prova desse crescimento é que até a Audi pensa em brigar com Ford Ranger e Volkswagen Amarok.
Talvez brigar com Amarok e Ranger seja um pouco exagerado, afinal, a Ford e a Volkswagen trabalharam juntas na nova geração das duas caminhonetes. Uma é derivada da outra e se a Audi resolver fazer uma picape para si, é mais do que óbvio que ela tomará como base a Amarok, que pertence ao mesmo grupo. A projeção do Uness Design ilustra bem como poderia ser.
“Eu não prometo que faremos [uma picape], mas é algo que estamos pensando. Na verdade, vamos apresentar algo. Não tão muito longe de agora, mas algo”, Markus Duesmann, CEO da Audi.
Durante a entrevista à revista Autocar, o CEO da Audi estava próximo ao da Bentley, Adian Hallmark, que em tom de brincadeira rapidamente respondeu: “eu não amaria ter isso [uma picape] no portfólio da Bentley”.
![Volkswagen Amarok 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/next-generation-volkswagen-amarok-teaser-1_edited-750x450.jpg)
Volkswagen com toque Audi
No caso da Audi, é uma adição que faz sentido. O desenvolvimento já está pronto graças à Ford e Volkswagen no projeto de Amarok e Ranger. Além disso, a Audi sempre soube converter bem carros da VW em modelos de quatro argolas, escondendo toda sua origem e dando o acabamento digno de um carro de luxo.
Componentes de Volkswagen em um Audi não somente são perdoáveis, como algo bem comum. Se a Audi acertar na receita, oferecer bom acabamento e motores potentes, as chances de sucesso são grandes. Afinal, o mercado tem comprado cada vez mais as versões mais luxuosas e equipadas das picapes médias.

E se não for a Amarok?
Outra possibilidade, que vai de encontro com a segunda frase de Duesmann, é que a Audi pode não usar a Amarok para fazer sua picape, mas tentar algo diferente. A plataforma modular MEB e a PPE da Porsche (também usada pela Audi) possibilitam a construção de qualquer tipo de carro elétrico.
Uma picape elétrica pouco maior que a Amarok poderia colocar a Audi contra Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV, GMC Hummer e a futura RAM 1500 elétrica. Outra possibilidade seria uma picape média mesmo, para rivalizar com a Rivian R1T.
>>Volkswagen Amarok V6 é estradeira com rugas evidentes | Avaliação
>>A6 Avant e-tron Concept poderá ser a perua mais bonita da história
>>Audi A4 e A5 2022 ganham mais potência, mas perdem tração integral