Desde que a Audi transformou o SUV e-tron em Q8 e-tron, ela iniciou a nova fase de nomenclatura que mexerá fortemente em sua linha de produtos. Prova disso, é que o que hoje conhecemos como A4, passará a ser papel do A5, que terá uma mudança radical, como mostra o flagra.
Hoje o Audi A4 é vendido como sedã e perua, enquanto o A5 é um cupê de duas portas, cupê de quatro portas (Sportback) e conversível. O que a Audi fará é substituir a A4 Avant pela nova A5 Avant, enquanto o lugar do A4 será tomado pelo novo A5. O que não é claro é se haverá uma versão cupê, Sportback ou conversível como substitutos do A5 atual.
Com isso, o nome A4 passará a figurar como um sedã médio-grande totalmente elétrico. Há chance também de uma A4 Avant e-tron aparecer. A regra é que todo Audi de número par seja elétrico e tenha o sobrenome e-tron, enquanto os modelos a combustão serão ímpares. Com isso, o próximo A6 vira A7 e um irmão elétrico do A3 será chamado de A2.
Mais esportivo, mas não cupê
O flagra feito pelo site CarExpert mostra como o visual da A5 Avant será um meio termo entre a esportividade do antigo A5 e o estilo mais careta do A4. A carroceria é mais musculosa e baixa, com para-lamas bem marcados e linha do teto baixa. Inclusive, o vidro traseiro é bem inclinado como na perua do A6.
A frente será marcada por uma grade frontal relativamente pequena para os padrões da Audi, além de faróis agressivos. Na traseira, lanternas conectadas e um para-choque bem bojudo deixam o estilo mais esportivo. Detalhe para a presença de maçanetas aerodinâmicas e rodas grandes.
O lançamento ainda não tem data marcada para acontecer, mas deve ser feito já no ano que vem. No Brasil, a Audi deve trazer o A5 sedã de nova geração, enquanto a perua seguirá esquecida. Informações sobre motorização ainda não foram reveladas. Mas uma versão híbrida é esperada.
Acha que a estratégia da Audi de mudar o nome de seus carros vai funcionar? Conte nos comentários.
>> Flagra: Dolphin da JAC já está em testes no Brasil
>> GWM adotará na Europa o mesmo padrão do Brasil
>> Alpine demite brasileiro e anuncia pilotos para o WEC 2024