Destaque

Alfa Romeo vai ter novo esportivo com apoio da Zagato

Em teaser, Zagato e Alfa Romeo vão reeditar uma parceria que acontece desde o Giulia TZ, revelado em 1963, e já conta com quatro esportivos

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato [divulgação]
Alfa Romeo Giulia SWB Zagato [divulgação]

A Alfa Romeo e a Zagato vão apresentar em breve um novo esportivo de produção limitada. Os rumores de que a Alfa Romeo teria um novo esportivo em 2023 parecem se confirmar e a Zagato antecipou a reedição da parceria com a italiana. Ambas já contam com quatro esportivos criados em conjunto: o Giulia TZ, Giulia TZ2, TZ3 Corsa e TZ3 Stradale.

Agora, a parceria promete o Giulia SWB Zagato, que será apresentado no ano que vem, dez anos depois do último carro ter sido apresentado. Até o momento, a única imagem que temos do carro é a sua traseira, que lembra muito o estilo do primeiro esportivo desenvolvido dessa parceria, o Giulia TZ, revelado em 1963.

O parentesco fica pelas linhas da traseira, que no Giulia SWB Zagato terá lanternas de LED que se interligam. Assim como o clássico de 1963, o Giulia SWB possui uma parte central com desenho mais alto que nas extremidades, criando algo parecido com ombros. Ao que tudo indica, o SWB não seguirá a linha Tubolare Zagato (TZ) e nem a Zagato e nem a marca italiana explicaram a sigla SWB.

Ao que tudo indica, o esportivo será criado a partir do Giulia atual, mas com uma relação entre-eixos que é mais curta. Isso permite entender que ele será um cupê de duas portas. Rumores sobre um cupê a partir do Giulia é uma história de longa data, onde existiu até mesmo informações que davam conta do retorno do GTV.

Assim como seus irmãos da linha TZ, o Giulia SWB terá uma produção limitada, mas não se sabe quantas unidades serão feitas. Espera-se que ele seja produzido com unidades com motor a combustão e outras com motor elétrico, de acordo com informações da revista EVO.

Alfa Romeo TZ3 Stradale Zagato [divulgação]
Alfa Romeo TZ3 Stradale Zagato [divulgação]
Não duvide que a versão a combustão traga o motor 2.9 V6 biturbo do Giulia Quadrifoglio, de 540 cv. O motor elétrico pode ser compartilhado com o Maserati GranTurismo Folgore, com 761 cv. A apresentação do esportivo certamente dará um gás para a italiana, que não possui mais nenhum esportivo em seu lineup atual, que está em reestruturação.

>>Alfa Romeo Giulia é flagrado no Brasil. Será que a marca volta?

>>Alfa Romeo Giulia e Stelvio ganham tapa no visual e NFT

>>Italianos estão felizes com a briga entre Alfa Romeo e Dodge