O ano de 2024 será verdadeiramente marcado por uma nova invasão chinesa. Enquanto GWM e BYD reforçam as estruturas no país com mais modelos, a Neta e a Zeekr já anunciaram operações por aqui, mas marcas já estão chegando. Inclusive uma que há tempos atua no Brasil de maneira tímida, mas quer fazer mais.
A Foton está no nosso pais desde 2010, mas atua somente com caminhões. Só que, vendo o crescimento do segmento de caminhonetes, a marca não quer ficar para trás. Afinal, não vai ver BYD Shark e GWM Poer invadirem nosso mercado e só assistir de camarote. Por isso, a Foton prepara o terreno para a chegada da Tunland.
Quem confirma a informação sobre a chegada das caminhonetes Tunland da Foton é o Auto Indústria. O site, inclusive, afirma que a picape será vendida no Brasil com motorização híbrida plug-in, com conjunto capaz de fazer 900 km com um tanque. O conjunto é composto por um 2.0 turbo gasolina e um conjunto elétrico, totalizando 379 cv e 45,7 kgfm.
Meio Ram, meio F-150
Lá na China, a Foton conta com duas caminhonetes. A Tunland G7, também chamada de Mars 7 e a Tunland G9, que é internacionalmente vendida como Mars 9. Ambas tem porte médio e são fortemente inspiradas em outras caminhonetes, no caso as full-size norte-americanas Ram 1500 e Ford F-150.
A Tunland G9 / Mars 9 da Foton conta com dianteira de Ram 1500. trazendo até o mesmo desenho de grade frontal da versão Rebel. A traseira, contudo, é idêntica à da Ford F-150 Lightning, que por sua vez lembra a BYD Shark. O visual mais parrudo com plástico preto entre as lanternas é inspirado na F-150 Raptor.
Já a Foton Tunland G7 / Mars 7 é mais próxima da F-150. A frente tem os mesmos farois em T da picape norte-americana, mas o capô com parte central ressaltada vem da Ram 1500. Ou seja, dá para perceber a bagunça visual que essa caminhonete tem. Os retrovisores são iguais aos da Chevrolet Silverado, enquanto a traseira é de F-150 de entrada.
Você teria alguma das caminhonetes da Foton? Conte nos comentários.