A Abarth apresentou hoje pela manhã, oficialmente, o novo Abarth 500e na Europa, a versão esportiva da nova geração elétrica do Fiat 500. Primeiro carro puramente elétrico da marca que promete ser puramente EV na Europa em 2024, o novo 500e estreia com um kit visual mais esportivo e com um motor mais potente.
Em seu design, o hatch se destaca por contar com um novo para-choque dianteiro. Este se destaca por vir com o logotipo da Abarth no capô e o nome da marca escrito por extenso no lugar de onde ficava o nome 500. O para-choque ainda traz entrada de ar inferior no estilo colmeia. Os faróis são escurecidos.
Nas laterais, destaque para as rodas de 18 polegadas, a capa dos retrovisores em cinza e um adesivo na parte inferior da carroceria, com o nome da marca escrito. Após a porta tem o escorpião junto de um raio, indicando ser o primeiro Abarth elétrico. O teto é pintado em preto. De traseira, as mudanças ficam pelo nome da marca, lanternas escurecidas e um para-choque traseiro com novo difusor de ar.
No interior, o Abarth 500e possui pedais em aço, bancos em couro Alcântara e painel e painéis das portas com acabamento exclusivo. O mesmo vale para o painel, que adiciona o logotipo da marca. A central de 10,25 polegadas possui um novo grafismo para a marca do escorpião, além de integrar o Performance Pages, com funções e gráficos de desempenho.
Veneno elétrico
O Abarth 500e se destaca por ser equipado com um motor elétrico que entrega 155 cv e 23,9 kgfm de torque. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, sendo 2 segundos mais rápido que o 500e da Fiat. A italiana confirma que ele mantém a bateria de 42 kWh, mas não especificou quanto de autonomia que ele possui. Novidade também é o sistema de recarga da bateria, que pode ser plugado em estações de recarga rápida de 85 kW. Com isso, ele recupera de 0% a 80% da bateria em 35 minutos.
Ainda em termos mecânicos, a Abarth confirmou que o carro ganha um acerto específico de chassi, além de contar com um Sound Gerator, ou gerador de som. Este permite que ele tenha um som de um carro a combustão, mesmo sendo um elétrico. Esse som é criado a partir de alto-falantes. Além de um som de esportivo, ele pode tocar até som de violão, se você quiser algo mais clássico.
A marca também confirmou que ele será vendido com modos de condução Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. O Turismo limita o motor em 136 cv, o Scorpion Street entrega os 155 cv e o Scorpion Track entrega os mesmos 155 cv, mas com todas as configurações otimizadas para entrega máxima de desempenho.
Vem ao Brasil?
A resposta é sim. A Abarth confirmou durante a transmissão de lançamento que o hatch será vendido em nosso mercado. Ele será o primeiro importado da Abarth nessa nova fase da marca no país, depois da estreia do Abarth Pulse. Aqui, ele ficará acima do Fiat 500e, que custa R$ 255.990 na versão Icon. O lançamento acontece em algum momento de 2023.
>>Fiat Pulse Abarth chega ao Brasil por R$ 149.990
>>Novo Abarth 500 vaza em imagens durante sessão de filmagem
>>Abarth apresenta as imagens do interior do Pulse esportivo