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5 vezes que a Volkswagen tentou ressuscitar a Kombi

Com o lançamento oficial da ID.Buzz, finalmente podemos dizer que a Kombi voltou! Mas essa não foi a primeira tentativa da marca alemã

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]

Se tem um carro importante para a história da Volkswagen, até mais que o Fusca, é a Kombi. A Velha Senhora ficou em produção no mundo de 1950 a 2013, sendo o Brasil o último país a fabricá-la. Charmosa e parte da história de muitas pessoas, a Kombosa tentou ser ressuscitada diversas vezes pela Volkswagen. Cinco para ser mais exato.

Pensando nisso, reunimos aqui todos os conceitos que a Volkswagen apresentou ao longo dos anos dizendo: “essa é a nova Kombi!”, muitas vezes também prometendo produção, mas que nunca aconteceu.

Microbus – 2001

Kombi
Volkswagen Microbus [divulgação]
Primeira tentativa da Volkswagen em trazer a Kombi de volta à vida aconteceu em 2001. Apresentada no Salão Internacional de Detroit, a Microbus Concept surgiu em tempos que a Kombi original ainda era fabricada no Brasil. Ela usava a plataforma da T5, sucessora da van da Volkswagen.

Ela trazia motor 3.2 V6 recentemente lançado pela marca com 231 cv e 32,4 kgfm de torque. A ideia era aproveitar a moda das minivans e oferecer a nova Kombi nos EUA já em 2003. Contudo, a Volkswagen cancelou o projeto em 2004 e decidiu usar a Chrysler Town & Country / Dodge Grand Caravan para fazer a Volikswagen Routan e gastar (bem) menos no projeto.

Space up! Blue Concept – 2007

Volkswagen Space up! Blue Concept [divulgação]
Volkswagen Space up! Blue Concept [divulgação]
Novamente nos EUA, a Volkswagen apresentou no Salão de Los Angeles de 2007 a versão perua do up!, mas com um toque bem Kombi. A Space up! tinha lanternas traseiras com desenho igual da Kombosa e teto com janelas duplas com pintura contrastante como sua avó. Mas lá em cima também estavam painéis solares para carrega-la.

A diferença aqui para outros conceitos estava no tamanho: ela tinha apenas 23 cm a mais que um up!, totalizando 3,68 m de comprimento. Ou seja, não conseguia fazer o que a Velha Senhora fazia. Ao menos tinha potência parecida: 61 cv. Trazia apenas o espírito visual, mas nada da vocação que outros modelos da lista trouxeram.

Bulli Concept – 2011

Volkswagen Bulli Concept [divulgação]
Volkswagen Bulli Concept [divulgação]
Em 2008, os rumores sobre a produção da Kombi novamente voltaram a circular no mercado. E a resposta a isso veio em 2011 no Salão de Genebra com a Bulli Concept. A minivan que já parecia pronta para produção chegou com motor elétrico de 114 cv e torque de 27,5 kgfm (o mesmo do 1.3 turbo da Stellantis).

Mas ela era pequena tal qual a Space up!: apenas 3,96 m de comprimento. Ou seja, algo menor que um Polo. Tinha espaço para até seis pessoas, sendo três na fileira dianteira e três na traseira. Por isso, carregava entre 370 litros no porta-malas e 1.590 litros quando a fileira central era abaixada.

BUDD-e – 2016

Kombi
Volkswagen BUDD-e [divulgação]
Em questão de conceito do que era a Kombi, a BUDD-e talvez tenha sido a que mais chegou perto. Pena que o visual não era tão próximo ao que a Velha Senhora era. Apresentada pela primeira vez na CES e depois uma das grandes estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, ela quase foi produzida.

A BUDD-e foi o primeiro carro da Volkswagen a ser equipado com a plataforma modular para carros elétricos MEB. Justamente a base que serve ao ID.3, ID.4 e à ID.Buzz – a verdadeira nova Kombi. O estilo abusava de linhas retas e quadradas, algo que a Kombosa nunca teve. Mas elementos como faróis redondos, sorriso na dianteira e saídas de ar na coluna C estavam lá.

ID.Buzz – 2017

Kombi
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Antes da apresentação oficial da ID.Buzz em 2022, a Volkswagen revelou o conceito que antecipava, mais uma vez, o retorno da Kombi. Ela foi mostrada no Salão de Detroit em 2017 e prometida para produção. Ao contrário de todos os outros modelos até então, tinha três fileiras de bancos, mas carroceria bem mais redonda como no modelo original.

O logotipo gigantesco da Volkswagen estava lá, assim como o formato pão-de-fôrma e detalhes típicos da Velha Senhora, como as entradas de ar na coluna C. O interior era bastante futurista, com direito a volante iluminado e retrátil. No modelo de produção, contudo, a ousadia foi substancialmente diminuída.

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