Praticamente um laboratório para a Fiat do Brasil criar o que bem entender, a Fiat Strada se consolidou como o carro mais vendido do país desde que mudou de geração. Nascida como uma derivada do Palio e hoje disfarçando ser parente do Mobi, ela foi pioneira em diversos itens no segmento.
Às vezes com itens que são verdadeiramente interessantes, em outras oportunidades trazendo novidades que logo o mercado esqueceu, a Fiat Strada é um dos carros nos quais a engenharia brasileira mais colocou sua criatividade. Conheça agora cinco vezes em que a picape da Stellantis foi pioneira em seu segmento.
Motor turbo
Conquista mais recente dessa segunda geração, a Fiat Strada foi a primeira caminhonete de porte compacto a receber motor turbo. O 1.0 três cilindros de 130 cv e 20,4 kgfm de torque é também um dos motores mais fortes a serem usados em uma picape pequena. Só não tem o trunfo de ser a primeira automática porque a Chevrolet Chevy 500 fez isso anos atrás.
Cabine dupla
A Strada teve três fases de cabine dupla e em todas elas, foi a primeira a oferecer isso de forma oficial. Primeiro começou esticando a cabine e oferecendo bancos extras atrás. Depois, recebeu uma terceira porta com abertura invertida para ajudar aos passageiros a entrar na segunda fileira. Agora, na terceira geração, tem quatro portas de verdade.
Cabine estendida
Já deu para perceber que a Fiat gosta de inventar moda com a cabine da Strada. Mas antes mesmo de ser uma picape cabine dupla, ela foi a primeira compacta a oferecer cabine estendida. A Volkswagen Saveiro até tinha uma janela pequena atrás que dava essa impressão, mas não tinha espaço interno extra como o modelo da Fiat.
Bloqueio de diferencial
O já abandonado sistema Locker surgiu em 2008 na Strada e permitia fisicamente bloquear o diferencial dianteiro para ter maior tração em uma das rodas e vencer o atoleiro. Hoje o sistema evoluiu e atua de maneira eletrônica como TC+, mas está presente em tantos modelos que perdeu o brilho.
Aventureira
A Strada inicio uma moda junto da sua irmã Weekend: a das versões aventureiras. Depois que a Strada Adventure surgiu, a Saveiro ganhou a versão Cross e a Montana Off-road apareceu. Mas antes disso, as picapes compactas, no máximo, investiam em versões esportivas, nunca aventureiras.
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