O Palmeiras conquistou seu 12º título do Campeonato Brasileiro na noite da última quarta-feira (6). Comandado pelo português Abel Ferreira, o time paulista precisou fazer uma arrancada histórica para conquistar mais uma vez o troféu, já que o Botafogo liderou a competição durante boa parte do campeonato.
Depois da crise causada pela eliminação da Libertadores, o Palmeiras se remontou para mostrar que de fato é campeão. Por mais que isto não tenha nada a ver com o mundo dos carros, embora Abel Ferreira seja um amante deste universo, é possível traçar um paralelo entre o ressurgimento do time alviverde com a história de algumas montadoras.
Virada da Ford
Há dois anos, a Ford surpreendeu a todos quando anunciou que fecharia suas fábricas no Brasil. A notícia causou um choque, mas a eterna crise vivida pela fabricante, com a operação no vermelho há muitos anos, fez com que a empresa decidisse se tornar apenas importadora no mercado brasileiro.
Nesta semana, a Ford anunciou que deve encerrar 2023 com um crescimento de 40% em seu número de vendas. Além disso, a marca lançou diversos novos produtos no país, renovando completamente seu portfólio. A montadora ainda não pode dizer que conquistou um título, como o Palmeiras, mas ao menos parece ter mudado sua situação no Brasil.
Jeep queridinha
Até o lançamento do Renegade, a Jeep era uma marca meramente coadjuvante no Brasil. No entanto, a então FCA (hoje Stellantis) percebeu que os SUVs eram os novos carros desejados do mercado, e decidiu apostar na Jeep. Desde então, a fabricante se consolidou no país, passando a ser uma das marcas mais vendidas e se tornando essencial para a Stellantis.
Volvo líder
Por várias vezes, Abel Ferreira precisou mudar a forma como o Palmeiras joga. Podemos dizer que a Volvo aplicou a mesma estratégia, passando a focar em veículos elétricos e em distribuir pontos de carregamento pelo país. Essa mudança de foco foi essencial para a empresa se reinventar e se tornar umas das marcas premium mais vendidas do Brasil, com direito a metas ambiciosas para 2024.
Ferrari dá a volta por cima
No início dos anos 1990, a Ferrari estava na maior crise de sua história. Com carros ruins e sem o mesmo prestígio dos tempos de glória, basicamente só a F40 se destacava no portfólio da empresa.
Foi quando Luca di Montezemolo assumiu a presidência e, depois de espinafrar os carros da fabricante, começou a trabalhar em grandes sucessos, como a F355 e a F550 Maranello, fazendo a Ferrari voltar aos trilhos para voltar a ser a marca de carros mais desejada do mundo. Assim como o Palmeiras, o sangue italiano faz a Ferrari passar por períodos complicados, mas sempre voltando ao seu lugar de glória.
Porsche salva por Boxster e Cayenne
Não foi só a Ferrari que passou por problemas nos anos 1990. A Porsche correu um sério risco de fechar as portas, já que estava sem dinheiro e com carros obsoletos naquela época. A empresa então decidiu lançar um carro esporte menor e mais barato que o 911, com motor central e não traseiro. Foi assim que surgiu o Boxster, e posteriormente o Cayman, que fizeram um sucesso estrondoso e ajudaram a Porsche.
Alguns anos depois, já nos anos 2000, a Porsche decidiu ousar e anunciou seu primeiro SUV, o Cayenne. Mesmo com os puristas torcendo o nariz, o modelo segue em linha até hoje, e dá tanto lucro que fez a marca alemã voltar a ser uma empresa sólida e com dinheiro em caixa. Se o 911 ainda está entre nós, foi graças às vendas do Cayenne. Assim como o Palmeiras consegue se manter no topo com o dinheiro das revelações de sua base.
Quais outras marcas ressurgiram como o Palmeiras de Abel Ferreira? Deixe nos comentários a sua opinião.
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