
Para muitos, regras são feitas para serem seguidas rigorosamente e nunca serem quebradas. Mas algumas montadoras decidiram ir além do lugar comum e fazer algo que elas mesmas disseram um dia que não fariam. Ao quebrar suas próprias regras, elas construíram carros que mudaram o mercado ou foram verdadeiros fracassos. Conheça cinco exemplos disso.
Fiat Pulse
Mas os anos se passaram e as revendas da marca italiana clamaram tanto por um SUV que a Fiat finalmente decidiu atender com o Pulse posicionado inteligentemente abaixo do Renegade. Isso que na Europa a Fiat tem o 500X, que é que um Renegade com cara de 500 e que facilmente poderia ter sido produzido aqui. E aposto que sem atrapalhar o primo da Jeep.
Porsche Cayenne
Além de rapidamente ter se tornado o carro mais vendido da marca alemã, ele salvou a Porsche da falência e mostrou ao mundo que SUVs também poderiam ser esportivos e desejados. Qualquer outro modelo nessa categoria hoje só existe porque a Porsche resolveu quebrar sua regra de só fazer carros esportivos baixos.
Ford Mondeo
A regra da Ford era mais explicita com sedãs, que não seriam mais desenvolvidos ou oferecidos em qualquer mercado. Até que o novo Mondeo surgiu na China derivado do crosover cupê Evos. Não era para a Ford ter um novo sedã, mas lá estava o substituto do Fusion com visual ousado e elegante, mas que facilmente poderia ser vendido nos EUA e aqui.
Volkswagen Phaeton
Além da China, mais ninguém comprou a ideia de comprar um Volkswagen tão caro e tão luxuoso quanto um Audi. Afinal, se era para ter um Audi, que migrasse logo para a marca de quatro argolas que tem bem mais prestigio que um Volkswagen. Nem sempre quebrar regras pode dar certo.
BMW Série 2 Active Tourer
Mas como todos sabem, carros familiares prezam pelo espaço interno farto, onde há mais espaço para os passageiros e carga do que para a máquina. Qual o sentido de ocupar espaço e fazer um capô enorme para ter tração traseira? Isso que a BMW pensou ao usar a plataforma dos Mini para a Série 2 Active Tourer que fez tanto sucesso que está na segunda geração e converteu X1 e Série 1 para a tração dianteira, além de dar origem a outros modelos.
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