Mudança brusca

5 carros que mudaram da água (do Tietê) para o vinho

CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]
CAOA Chery Tiggo 5X Pro [Auto+ / João Brigato]

Existem carros que não nasceram bem. Por isso, foi preciso dar tempo a eles para que se desenvolvessem e se tornassem o que são hoje. Por isso, reunirmos 5 carros que mudaram da água para o vinho. Mas não somente de uma água limpa, mas sim das turvas e poluídas do Tietê para um vinho guardado a sete chaves em uma adega.

É uma virada de chave tão grande que esses carros passaram que, em sua grande maioria, as montadoras têm até vergonha da geração anterior. Confira

Jeep Compass

Jeep Compass Blackhawk [Auto+9 / João Brigato
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / João Brigato

A primeira geração do Jeep Compass é um dos carros que a Stellantis quer esquecer que um dia existiram. O modelo era feio, tinha acabamento terrível e mecânica compartilhada com o Mitsubishi ASX, o que o tornava sem graça para dirigir. Nada comparado ao modelo que, hoje, é a referência dos SUVs médios.

Chery Tiggo 

iPhone 14
CAOA Chery Tiggo 7 Pro [divulgação]

Originalmente um modelo, hoje uma linha, o Chery Tiggo era uma cópia descarada e mal feita do Toyota RAV4. Hoje, o nome é usado para diversos SUVs. A exceção dos falecidos Tiggo 2 e do Tiggo 3X, a linha de SUVs da CAOA Chery é formada por modelos com ótimo acabamento, bem montados e com visual bonito. E o passado? Melhor esquecer.

Volkswagen Gol

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Volkswagen Gol G5 [divulgação]

É de conhecimento popular que o Volkswagen Gol G4 foi o pior Gol da história, mas que o G3, que veio antes, é um dos melhores. Mas o G5 (que na verdade é a terceira geração), foi uma evolução absurda. O modelo trocou o posicionamento do motor, consertou o volante torto, ganhou acabamento decente e visual bem melhor. Uma enorme evolução.

Ford Fiesta

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Ford Fiesta [divulgação]

Quando o New Fiesta chegou, ele deixou claro que o Fiesta RoCam estava cansado. O acabamento sempre foi ruim e a dinâmica já não era a mesma. Por mais que o New Fiesta fosse mais apertado, era um carro bem mais sofisticado em todos os pontos: de construção ao acabamento, passando por motorização e visual. Parecia um carro 20 anos à frente.

Renault Sandero e Logan

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Renault Sandero RS [divulgação]

Quando Sandero e Logan surgiram no Brasil, eles eram carros essencialmente utilitários. Eram modelos feitos para o trabalho e nada mais. Mas, a segunda geração trouxe visual atrativo e um toque a menos de simplicidade. Inclusive, com essa geração surgiu o Sandero RS, um dos mais respeitados esportivos nacionais.

Que outros carros mudaram da água para o vinho? Conte nos comentários.