Esportividade na veia

5 carros que mereciam uma versão esportiva no Brasil

Escolhidos pelos leitores e seguidores do Auto+, a Pergunta da Semana buscou saber que carros mereciam ter uma versão esportiva

Peugeot 208 GT 2025 cinza visto de cima com portão branco e árvores ao fundo
Peugeot 208 GT 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Em um mundo cada vez mais careta, se tornaram raros os carros esportivos produzidos ou vendidos no Brasil. Mas não custa sonhar, certo? Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores quais carros deveriam receber uma versão esportiva.

As respostas foram dadas nas nossas redes sociais e também no site. Mas, vale lembrar, a equipe de jornalismo sugeriu alguns carros bem interessantes que mereciam ganhar uma versão esportiva: Hyundai HB20, Renault Kardian, Honda City Hatch e Fiat Argo. Vamos aos escolhidos do público:

Peugeot 208

Peugeot 208 GT 2025 cinza parado de traseira com árvores ao fundo
Peugeot 208 GT 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Dentre todos os carros sugeridos pelos leitores e seguidores do Auto+, o mais referenciado foi o Peugeot 208. A dinâmica do hatch compacto é invejável, sendo uma boa base para um carro interessante. Basta a Stellantis encaixar o motor 1.3 turbo e câmbio automático já usado nos Abarth que a receita está pronta.

Nissan Sentra

Nissan sentra exclusive branco com teto preto parado em frente árvores bem grandes
Nissan Sentra Exclusive com interior Premium [Auto+ / João Brigato]

Com o visual agressivo que o Nissan Sentra e com o bom chão que tem, é de se surpreender não ter uma versão Nismo. Seria interessante vê-lo na briga com outros carros como VW Jetta GLI e BYD Seal. A sugestão veio de José Henrique no nosso Instagram que disse que “talvez pudessem pegar um motor turbo emprestado da Renault e dar uma apimentada”.

Jeep Renegade

Jeep Night Eagle [divulgação]

Como o Jeep Renegade compartilha a plataforma Small Wide 4×4 com Compass, Commander e Rampage, colocar o motor 2.0 Hurricane e criar um Renegade Blackhawk não seria difícil. Além disso, a Stellantis teria facilmente um dos carros mais rápidos produzidos no Brasil e o mais ágil de todos os modelos do grupo com essa base.

Fiat Cronos

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

Apesar de o Volkswagen Virtus GTS não ter dado certo, os leitores e seguidores do Auto+ apelaram para um Cronos Abarth. Afinal, por mais que o Fastback tenha muito de Cronos, é um SUV, não um sedã. Com isso, deixar uma variante apimentada do modelo três volumes seria algo bem interessante.

Volkswagen Taos

[Volkswagen Taos Highline 250 TSI / Rafael Déa]

Outra receita que é fácil de ser feita e já deveria estar nas ruas é um Volkswagen Taos R-Line. O que sempre encantou consumidores de carros da Volkswagen com motor 2.0 TSI é a velocidade, quer seja um Tiguan, um Golf GTI ou um Jetta GLI. Por isso, o SUV médio merecia uma variante mais apimentada.

Qual outro carro você gostaria que tivesse uma versão esportiva? Conte nos comentários.